O ano de 2022 confirmou uma tendência que já vinha em crescimento no setor financeiro: a jornada financeira está cada vez mais dinâmica, individualizada e no centro do relacionamento com o consumidor. Hoje, não há dúvidas de que a experiência do cliente é determinante para fidelizar ou perder um cliente. À medida que a demanda por experiências personalizadas cresce, a necessidade de estratégias modernas para a gestão das comunicações financeiras se torna mais importante. E esse processo requer, também, uma estratégia abrangente do ponto de vista da comunicação – explorar os mais variados canais digitais nunca foi tão importante para as organizações.
O advento de novas tecnologias e novos canais digitais, aliado ao crescimento desenfreado de pessoas no ambiente virtual, fez com que atender às necessidades exclusivas dos clientes, superando as antigas barreiras burocráticas, exija mais flexibilidade e inovação. Aliás, essa deve ser a tônica da comunicação financeira dos próximos anos, e os dados estão no centro desse fenômeno. Para melhorar a experiência da jornada financeira, ampliando a capacidade de alcance e gerando oportunidades de negócio, as empresas dependem cada vez mais do uso ativo de dados.
Oportunidades e desafios para a área financeira
Com a iminente chegada de um novo ano, é impossível deixar de traçar cenários e projeções para o setor financeiro. É um fato que, para encontrar novos fluxos de receita, construir uma relação estruturada com o cliente e diferenciar-se em um setor cada vez mais saturado, as empresas e segmentos financeiros devem ter como objetivos primários aumentar seus esforços de personalização, fortalecer o seu potencial inovador e se adaptar à chegada de novos canais digitais. Focando nesses três pontos, as empresas se posicionam de forma mais competitiva no mercado.
Além disso, as companhias precisam de inovação para eliminar a complexidade da jornada dos clientes. Em um mundo pautado pelo imediatismo, o público consumidor procura por atendimento rápido e personalizado e, a depender do nível de burocracia dos processos, o relacionamento financeiro com o usuário pode ser comprometido ou fortalecido. Tudo depende da capacidade da organização em oferecer serviços mais dinâmicos e hiperpersonalizados.
Plataformas de gestão da jornada do faturamento devem ganhar espaço
Cada vez mais empresas devem atuar por meio das plataformas inteligentes de gestão de dados e comunicação financeira ao invés de terceiros, como os famosos BPO's (Business Process Outsourcing), operando sua régua de faturamento, cobrança ou até a entrega das faturas dos seus produtos de crédito. O controle do conteúdo e das comunicações, por meio de interfaces e dashboards intuitivos, fornece um overview que favorece o gerenciamento de riscos, os insights estratégicos e, de forma geral, potencializa a eficiência da gestão e cria novas oportunidades de gerar receita. Hoje, as empresas precisam de presença digital, e isso inclui uma variedade imensa de canais digitais transacionais e de missão crítica que não podem ser controlados por uma plataforma de CRM. Assim, a centralização da gestão do conteúdo e das comunicações é uma tendência que deve se firmar ainda mais no mercado em 2023.
Para finalizar, após um ano de grandes conquistas, 2023 será o momento de surfar os aprendizados e firmar ainda mais a jornada de faturamento e cobrança como um processo de grandes oportunidades de inovação e negócios. A personalização da entrega de produtos, serviços e comunicações seguirá norteando as operações e o relacionamento com o cliente, e neste ponto, o investimento em tecnologia pode ser um diferencial valioso para as empresas.
Além disso, novos canais digitais estão em desenvolvimento a todo instante, assim como as plataformas de gestão das comunicações também incorporam novas funcionalidades. Portanto, os profissionais da área devem estar prontos para fazer o melhor proveito das novidades.
Danilo Pecorari, CEO da :hiperstream.