IBM desenvolve primeiro chip de 1 terabit por segundo

0

A IBM divulgou nesta quinta-feira, 8, que está desenvolvendo um chip capaz de entregar 1 trilhão de bits de dados por segundo, o que equivale ao download de 500 filmes no formato HD. O processador, segundo a empresa, é seis vezes mais rápido que os chips disponíveis hoje no mercado. Por enquanto apenas como protótipo, o componente, de acordo com a companhia, é um marco na pesquisa da computação de nova geração, especialmente para a criação de computadores capazes de suportar o gigantesco tráfego na era dos big datas.

Uma das principais tendências em TI, os big datas são enormes bancos de dados, cujo tamanho é superior à capacidade de software comuns de captar e processar informação, tais como de redes sociais, mecanismos de indexação de informação na internet, e-commerce e arquivos de vídeo, entre outros.

Segundo a IBM o chip ainda não é viável comercialmente. "Iremos buscar a melhora da tecnologia para comercialização na próxima década, em parceria com nossos parceiros tecnológicos", esclareceu Clint Schow, pesquisador da IBM. As aplicações serão para análise de dados de sites de mídias sociais, imagens e vídeos online, sensores de informações de clima e processamento simultâneo de milhões de compras na internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.