Como parte de sua estratégia de crescimento no principal mercado da América Latina e de seu plano de investimento de US$ 500 milhões para o triênio de 2010-2012, a Sonda América Latina anunciou nesta quinta-feira, 8, a compra de 100% do capital e dos ativos da empresa brasileira Pars, fabricante de software para engenharia, arquitetura, design 2D e 3D e sistemas de informações geográficas.
A Sonda vai pagar R$ 94,7 milhões pela Pars, o equivalente a aproximadamente US$ 55 milhões. A cifra, no entanto, pode aumentar em função dos resultados que a empresa obtiver em 2012 e 2013. Com esta transação, a Sonda completa a sétima aquisição entre 2010 e 2012, sendo que a Pars é a quarta empresa brasileira incorporada no período.
Fundada em 1981, a Pars registrou receita líquida de R$ 132 milhões no ano passado, o que equivale a aproximadamente US$ 77 milhões. Com escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, a fabricante de software mantém canais de venda em todo o país e conta com acordos de negócios com empresas como Autodesk e Adobe Systems. Segundo a própria companhia, ela representa a maior operação da Autodesk na América Latina.
Em nota, a Sonda diz que a aquisição da Pars está inserida na estratégia de regionalização da companhia e no fortalecimento de sua oferta – neste caso, para a área de soluções para engenharia e design. Segundo ela, a compra também potencializa o relacionamento de mais de dez anos que mantém com a Autodesk, aliança que foi reforçada em 2010 com o acordo de parceria de negócios das empresas (CBP, do inglês corporate business partner), que inclui diversos países da América Latina.
“Como parte do nosso plano de investimentos, esta negociação reforça a nossa operação no Brasil, que é o maior mercado da região. Somado a esses fatores, estamos potencializando nosso papel de provedores de soluções de engenharia e design através da parceria com a Autodesk e, ao mesmo tempo, nos tornando o principal parceiro de negócios da empresa na América Latina”, resume Raúl Véjar, gerente geral da Sonda América Latina.