MSC Cruzeiros lança programa MSC for Me de inovação digital

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A MSC Cruzeiros, maior empresa privada do mundo no setor de cruzeiros, anunciou, durante a maior feira de viagens do mundo – ITB Berlim, seu programa de inovação digital que abrangerá toda a frota, o MSC for Me. A iniciativa, fruto de um trabalho de mais de três anos em parceria com mais de onze especialistas mundiais em tecnologia digital e experts em ciência tecnológica e comportamental, incluindo a Deloitte Digital,  Hewlett Packard Enterprise e Samsung. Ela coloca o hóspede no centro de cada etapa da concepção, do projeto e da construção dos navios. A previsão da armadora é implantar o programa nos próximos 11 meganavios de última geração que fazem parte do plano de investimento de nove bilhões de euros, bem como nos seus 12 navios atuais.

O MSC Meraviglia, que será inaugurado em junho deste ano, será o primeiro a receber o MSC for Me, incluindo 16 mil pontos de conectividade, 700 pontos de acesso digital, 358 telas informativas e interativas e 2.244 cabines com tecnologia de acesso RFID/NFC. Em novembro, o programa também será implantado no MSC Seaside.

Serão três novas gerações, construídas com base em três protótipos que fazem parte do plano de investimento com duração de 10 anos. Desta forma, a companhia garantirá a mais avançada tecnologia em todas as etapas do processo de desenvolvimento de cada protótipo, desde a sua concepção e construção, até o momento em que a embarcação entrará em operação.

"Desde o início, a inovação tem sido parte fundamental de tudo o que a MSC Cruzeiros realiza. Toda vez que lançamos no mercado uma nova classe de navios, desenvolvemos um protótipo novo para que possamos sempre superar todas as expectativas de nossos hóspedes da melhor forma possível. Este tipo de abordagem diferenciada resultou em um crescimento de mais de 800% nos primeiros 10 anos da nossa entrada no segmento de cruzeiros", comentou Pierfrancesco Vago, presidente executivo da MSC Cruzeiros. "A extensão e a escala do nosso plano de investimento são pioneiras no segmento, o que significa que estamos projetando navios e experiências únicas não apenas para nossos cruzeiristas nos próximos anos, mas para todos aqueles que receberemos a bordo até 2030 e além. A tecnologia a serviço da experiência dos hóspedes está avançando a passos largos, razão pela qual já investimos 20 milhões de euros somente nos dois primeiros navios, de modo que pudéssemos desenvolver tecnologias e infraestrutura capazes de suprir todas as necessidades e expectativas dos nossos clientes nos próximos anos.", concluiu Vago.

Este programa, totalmente focado no cruzeirista, tem o objetivo de o conectar à experiência de férias por meio de tecnologia de ponta. "Esta jornada começou há três anos e, hoje, nossos hóspedes estão prestes a vivenciar uma nova e inusitada experiência em cruzeiros. Juntamente com mais de onze dos maiores especialistas mundiais em tecnologia digital, ciência tecnológica e comportamental, como a Deloitte Digital, a Hewlett Packard Enterprise e Samsung, estamos embarcando algumas de suas mais recentes e avançadas soluções e tecnologias. A maioria destes recursos estará a bordo dos nossos transatlânticos de forma inédita na indústria. Como cidades inteligentes e conectadas, somando-se à complexidade de estar em alto-mar, nossa frota reforçará o compromisso que temos com a inovação, tanto no presente quanto no futuro, fazendo das nossas embarcações os melhores destinos de férias.",acrescentou Luca Pronzati, Chefe de Inovação da MSC Cruzeiros.

A demanda dos viajantes por mais conectividade e experiências digitais aprimoradas

As necessidades dos cruzeiristas incentivaram a companhia a investir no programa MSC for Me, especificamente estruturado para ser a experiência de cruzeiro do futuro. Pesquisas realizadas em parceria com a Deloitte Digital identificaram alguns fatores determinantes:

  • A tecnologia permitirá à tripulação prestar aos hóspedes um serviço ainda melhor e, principalmente, valorizar o contato humano.
  • Ter 170 nacionalidades navegando com a companhia representa um complexo desafio no que se refere à comunicação eficiente com os hóspedes. Por este motivo, é necessário fornecer informações relevantes com base no perfil de cada cruzeirista e, por isso, os canais digitais são fundamentais para facilitar a divulgação efetiva de tais informações.
  • Simplificar e otimizar o planejamento antes e durante o cruzeiro para que os hóspedes compreendam todos os serviços e produtos disponíveis e, assim, disponham de mais tempo para aproveitar as férias.
  • Enriquecer a experiência da vida a bordo, por meio da integração dos diversos momentos do planejamento da viagem, até sua realização, de modo que cada etapa seja ainda mais completa.

Além disso, a pesquisa demonstrou que mais da metade dos viajantes busca personalizar a viagem de férias antes e durante o cruzeiro (59%) e que, um a cada seis hóspedes (17%), o faz logo no momento do embarque. Além disso, quase três quartos (73%) dos cruzeiristas afirmam estar interessados em férias a bordo de um navio mais conectado3. A pesquisa também constatou que mais de dois a cada três hóspedes (69%) desejam utilizar seu smartphone a bordo, e 36% utilizam o tablet enquanto navegam.

Para atender à crescente demanda por flexibilidade em tempo real, a armadora disponibilizará alguns recursos inovadores que fazem parte do programa MSC for Me:

Navegação: um mapa digital auxiliará os hóspedes a bordo com recomendações, orientações e informações sobre sua localização. Esta tecnologia é similar aos mapas inteligentes e os ajudarão a encontrar o caminho desejado nos mais de 300 metros de comprimento do navio, com variação de apenas cinco metros. Também permitirá localizar crianças em caso de necessidade.

Concierge: permitirá realizar reservas de serviços, restaurantes, excursões e muito mais em tempo real, 24 horas por dia.

Capturas: uma experiência imersiva, por meio da qual os hóspedes poderão experimentar excursões com a utilização de realidade virtual e com telas interativas, visualizar os melhores momentos da viagem e os compartilhar em tempo real.

Organizador: ferramenta de planejamento para os hóspedes utilizarem seus dispositivos móveis para fazer check-in, reservar viagens, lugares para shows ou a sua mesa preferida para jantar, antes de embarcar ou quando estiverem a bordo.

Customização: este consultor pessoal digital fornecerá recomendações customizadas com base nas preferências dos hóspedes. O identificador facial inteligenteajudará a tripulação a cuidar dos viajantes de forma personalizada. As pulseiras interativas conectarão os hóspedes aos serviços do navio e ativarão as sugestões de geolocalização por meio dos 3.050 dispositivos bluetooth.

O MSC for Me disponibilizará aos viajantes mais de 130 novos recursos inteligentes para proporcionar uma experiência de férias totalmente otimizada. Estes recursos incluirão um aplicativo exclusivo que permitirá aos cruzeiristas personalizar as férias a qualquer momento, seja em reservas de excursões antes de embarcar ou de um restaurante típico enquanto aproveitam o dia na piscina, por exemplo. Estas inovações aprimorarão consideravelmente a experiência do cruzeiro, proporcionando mais tempo para desfrutar das férias em alto-mar.

Em 2016, a armadora recebeu a bordo 1,8 milhão de hóspedes, de 170 países. Até 2026, a empresa espera receber, anualmente, mais de cinco milhões de viajantes.

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