A Amazon Web Services (AWS), uma empresa do grupo Amazon, abriu inscrições para fundadores latinos participarem da iniciativa AWS Impact Accelerator, por meio da qual a AWS fornece a eles acesso igualitário a treinamento, orientação e recursos, incluindo US? 225 mil em dinheiro e concessão de créditos da AWS para ajudá-los a expandir seus negócios. As inscrições serão aceitas de 6 a 17 de março para startups lideradas por latinos, com vagas limitadas.
As startups selecionadas para participar do AWS Impact Accelerator: Latino Founders serão notificadas em abril e o programa começará em maio. Embora seja em grande parte virtual, a Semana 1 do programa ocorre na sede da Amazon em Seattle e a Semana 8 termina no AWS Startup Loft, na cidade de Nova York. Durante as seis semanas intermediárias, as startups se reúnem virtualmente para participar de diferentes sessões de aprendizado com curadoria, juntamente com check-ins semanais de mentores e discussões técnicas especializadas 1:1. A nova colaboração é projetada para startups sediadas ou incorporadas nos EUA.
Mais detalhes e a lista completa de critérios para inscrição estão disponíveis na página do programa na internet.
Estudos mostram consistentemente que fundadores negros, latinos, LGBTQIA+ e mulheres estão sub-representados entre as startups fundadas e financiadas. A empresa de capital de risco Backstage Capital estima que apenas 1% dos financiados por capital de risco são negros, 1,8% latinos e 9% mulheres nos EUA.
De acordo com um relatório da Latino Donor Collaborative, se a contribuição econômica dos latinos nos EUA fosse um país, eles seriam a quinta maior economia do mundo do ponto de vista do produto interno bruto em 2020. Até o terceiro trimestre de 2022, o financiamento para as empresas fundadas por latinos atingiram US? 2,7 bilhões, cerca de 1,5% dos dólares de risco dos EUA, de acordo com uma análise dos dados da Crunchbase.
A AWS mudou o jogo para startups, dando aos criadores em suas garagens ou quartos acesso à mesma tecnologia que as maiores empresas do mundo, e desde então tem ajudado centenas de milhares de startups a escalar seus negócios. A empresa acredita que pode nivelar ainda mais o seu campo de atuação, alavancando escala, experiência em startups e relacionamentos com milhares de organizações capacitadoras de startups para garantir que os fundadores possam perseguir suas ideias e criar soluções inovadoras na nuvem, independentemente de sua experiência.