É possível aumentar o valor do negócio com base nos dados?

0

Vivemos um momento histórico em que as organizações produzem quantidades inéditas de dados diariamente. O advento dos softwares nas empresas trouxe recursos que, hoje, são indispensáveis para as atividades da maioria das corporações mundo afora, facilitando processos operacionais e modernizando a gestão de negócios de maneira geral. Dessa forma, o crescimento do uso da tecnologia nas empresas ocasionou um aumento vertiginoso do volume de dados transacionados pelas empresas. Agora, executivos e gestores procuram pela resposta para a seguinte pergunta: como extrair dos dados o máximo de valor para o negócio?

O cenário digital impõe uma série de oportunidades e desafios para as empresas. A demanda do público consumidor por modelos de negócios ágeis, flexíveis e inovadores nunca foi tão significativa. Atualmente, para entender melhor as necessidades do negócio, clientes, fornecedores e assim por diante, o apoio de uma estrutura tecnológica sólida, com um lastro forte no gerenciamento de dados, é fundamental. Criar valor agregado, tomar decisões estratégicas benéficas para o negócio e fortalecer o potencial inovador de uma empresa são objetivos comuns a qualquer instituição, e isso depende mais do que nunca da assertividade na gestão de dados.

Integração de dados e a visão holística do negócio

Ao adotar uma abordagem holística para o gerenciamento de dados – incluindo simplificar os sistemas de negócios, melhorar a precisão dos dados e automatizar sempre que possível – as empresas podem melhorar a eficiência do trabalho desenvolvido em diferentes etapas do processo produtivo em uma organização. Isso porque as novas plataformas de gestão possuem a capacidade de processar grandes demandas de informação, abrangendo a totalidade das operações do negócio. Assim, com uma visão completa e estruturada da empresa, é possível antecipar possíveis riscos e obter insights estratégicos.

A tomada de decisão informatizada

Atualmente, considerando a imensa competitividade e a alta dinâmica que marcam o âmbito corporativo, a administração de negócios baseada exclusivamente na experiência empírica, na intuição e no "achismo" é contraproducente e potencialmente danosa às organizações. Em posse de tecnologias modernas e movimentando grandes quantidades de informações, executivos e gestores devem ter nos dados estruturados um referencial confiável e efetivo para a tomada de decisão. A inteligência analítica é, portanto, um pilar indissociável da gestão moderna, e a tecnologia é uma prerrogativa essencial para a construção de um ambiente orientado por dados.

Data-Driven é o presente e o futuro dos negócios

A abordagem data-driven vem se popularizando com notória rapidez nas empresas, sendo responsável por elevar o nível de competitividade de inúmeros negócios. Em um negócio orientado por dados, é possível identificar, combinar e gerenciar múltiplas fontes – tudo isso em tempo real. Assim, o controle de executivos e gestores sobre a cadeia de suprimentos, operações em chão de fábrica, e tantos outros aspectos do negócio é privilegiado. A abordagem data-driven permite avanços em modernidade e inovação, de modo a otimizar processos e o uso de recursos – o que resulta em um melhor posicionamento competitivo no mercado. Fato é que a relação dos negócios com os dados deve se fortalecer ainda mais nos próximos anos.

Por fim, ressalto que o uso ativo de dados nas organizações pode facilitar a atuação das empresas frente a um ambiente de negócios cada vez mais dinâmico e complexo. Dados estruturados oferecem referências concretas que beneficiam não só a gestão propriamente dita dos negócios, mas que podem nortear o trabalho das equipes das linhas operacionais também. A inteligência analítica é uma excelente ferramenta para empresas dos mais diferentes segmentos e tamanhos obterem vantagens competitivas no mercado e, com o passar dos anos, a implementação bem estruturada de uma cultura de dados e o uso defasado dos mesmos pode ser o principal ponto de distinção entre negócios bem-sucedidos e outras empresas.

Guilherme Tavares, Global CEO do Grupo Toccato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.