De acordo com uma pesquisa divulgada pela Aruba, uma empresa Hewlett Packard Enterprise, um em cada quatro (25%) líderes empresariais admitem ter apenas uma compreensão básica ou limitada sobre a rede corporativa – resultando em um risco às iniciativas de transformação digital.
Um total de 81% dos líderes empresariais afirmam que sua organização precisa de altos níveis de transformação digital e inovação para ter sucesso nos próximos 12 meses, mas poucos esperam alcançar isso. Na verdade, quase um terço (32%) antecipa, na melhor das hipóteses, uma transformação moderada.
Enquanto isso, a pressão pela digitalização nunca foi tão alta – 93% dos entrevistados concordam que seus negócios estão exigindo mais tecnologia após a pandemia e 68% dizem que esperam mais insights do time de TI. Além disso, 73% têm preocupações sobre a capacidade de sua empresa de acompanhar as tecnologias mais recentes e adequadas aos requisitos digitais.
Nesta pesquisa, realizada com mais de 200 líderes empresariais internacionais, foram examinadas diversas áreas nas quais a rede tem potencial para atender a essas demandas. Também foi avaliado o reconhecimento dessa questão fora da área de TI.
A rede como ferramenta de produtividade e inovação
Os líderes empresariais concordam que a tecnologia e a digitalização avançada são essenciais para que os colaboradores possam realizar seus trabalhos (71%). No entanto, apesar de seu papel em conectar os colaboradores à tecnologia que precisam, apenas 61% dizem entender totalmente a relação entre a produtividade dos colaboradores e a rede.
Em paralelo, 53% afirmaram que não entendem completamente como a rede pode ajudar a impulsionar a inovação – apesar de 50% acreditarem que o acesso aos dados é fundamental para conquistarem novas fontes de receita nos próximos 12 meses.
Desconexão
A consequência dessa desconexão pode ser vista nas estratégias de investimento das organizações para o ano. Enquanto 50% dos líderes empresariais dizem que planejam aumentar os gastos com iniciativas digitais em 2023, apenas 25% dizem que farão investimentos correspondentes em sua infraestrutura de rede.
Entre os entrevistados, 59% disseram que os funcionários enfrentam problemas semanais de conectividade no local de trabalho, 29% acreditam que sua organização é capaz de manter a conectividade perfeita e apenas 21% concordam fortemente que sua organização tem a flexibilidade necessária. O perigo dessa desconexão começa a ficar claro quando se encontram vulnerabilidades nas redes que poderiam ser evitadas pela modernização.