A Padtec encerrou 2023 com receita líquida de R$ 368,7 milhões, valor que representa um aumento de 0,8% em relação aos R$ 365,7 milhões obtidos em 2022. A empresa registrou, em 2023, uma redução de 6,5% nas receitas procedentes das vendas de sistemas DWDM no Brasil, em comparação com o ano anterior; porém, apresentou crescimento de 2,5% nas receitas originadas pelas vendas de DWDM no mercado externo e de 38,5% nas oriundas da unidade de Serviços, Softwares e Plataformas, também em relação a 2022.
A taxa de crescimento anual composta (CAGR, na sigla em inglês) da receita líquida total, no período entre 2020 e 2023, foi de 14,2%. Nesse mesmo período, a unidade de negócios de equipamentos DWDM registrou CAGR de 8,6% no Brasil e de 45,7% no mercado externo. "Isso comprova o sucesso da estratégia de expansão internacional e diversificação das atividades da Padtec, que teve um ano bastante focado em rentabilidade", afirma Carlos Raimar, CEO e diretor de Relações com Investidores da empresa.
Entre as iniciativas relevantes conduzidas em 2023 dentro dessa estratégia, ele destaca a inauguração do escritório comercial no Peru, o quarto da empresa na América Latina (os outros ficam na Argentina, Chile e Colômbia), com o objetivo de expandir a presença da Padtec na região e facilitar o suporte a vendas e operações de clientes das Américas Andina e Central. Outra ação importante foi a parceria firmada com a FYCO, empresa global especializada em soluções para telecomunicações, visando ampliar a presença da Padtec no México e impulsionar a implantação de redes baseadas na tecnologia DWDM naquele país.
O lucro bruto em 2023 foi recorde na história da empresa: R? 131,3 milhões, que representam 12,3% de aumento em relação a 2022, quando ficou em R? 116,9 milhões. A margem bruta também cresceu, passando de 32%, em 2022, para 35,6%, em 2023. O EBITDA da Padtec alcançou R? 56 milhões em 2023 (margem EBITDA de 15,2%), o que significa um aumento de 25,7% em relação ao ano anterior (R? 44,6 milhões, margem EBITDA de 12,2%). Outro destaque é que, depois de vários anos, a empresa submeterá à deliberação em Assembléia Geral Ordinária, agendada para o final de abril, a distribuição de dividendos aos acionistas, no valor de R? 0,046 por ação.
Um resultado importante alcançado em 2023 – ano em que a Padtec apresentou ao mercado uma nova marca – foi o aumento expressivo do índice de lealdade de seus clientes, medido pela pesquisa baseada na metodologia Net Promoter Score (NPS). A empresa conquistou o índice NPS de +77, resultado que a coloca na zona de Excelência, de acordo com as faixas de interpretação do NPS. Foi um salto significativo em relação a 2022, quando o NPS foi +55, e o maior patamar histórico desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2017.
Na área de pesquisa e desenvolvimento, foram investidos R$ 41,5 milhões – 11,2% de sua receita líquida -, mantendo seu compromisso com a inovação tecnológica. "Nosso compromisso é investir continuamente na evolução de nossa linha de produtos e serviços, sempre desafiando os limites da inovação, e suportar as operações de missão crítica de nossos clientes. Dessa forma, oferecemos ao mercado soluções na vanguarda da tecnologia em sistemas de comunicação óptica, prontas para atender às demandas atuais e futuras do mercado", destaca Argemiro Sousa, diretor de Operações de Equipamentos da Padtec.
Em janeiro do ano passado, a empresa lançou uma solução DWDM voltada aos provedores regionais que buscam uma alternativa flexível, de alto desempenho e custo acessível para a evolução de suas redes: o transponder dual desagregado de até 400 Gb/s por canal óptico (ou 800 Gb/s no total). Além disso, em setembro, a Padtec anunciou uma nova plataforma de produtos para redes DWDM desenvolvida para atender às demandas por capacidade de transmissão cada vez maior: a LightPad Max.
Com lançamento previsto para o primeiro semestre de 2024, a plataforma consiste em uma linha completa de transponders de nova geração e altíssima capacidade de transmissão de dados, com até 1,2 Tb/s por canal óptico (ou 2,4 Tb/s no total), em uma mecânica de apenas 1U de altura. O ano de 2023 marcou ainda a entrada da Padtec no mercado de switches e roteadores, por meio de parceria com as empresas UfiSpace, de Taiwan, e IP Infusion, dos EUA.
Na agenda ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança) da Padtec, um dos destaques em 2023 foi a associação à FBA – Fiber Broadband Association, que tem como objetivo promover a adoção e o avanço de tecnologias de transmissão óptica nas Américas Latina e do Norte. A iniciativa está alinhada à estratégia da Padtec de participar de projetos colaborativos e de pesquisa conduzidos por comunidades globais que buscam impulsionar a inovação da tecnologia, bem como novos modelos de negócios e aplicações.
Para 2024, os planos da Padtec incluem a continuidade da estratégia de expansão internacional, principalmente por meio de novas parcerias e de novos canais de vendas, e a ampliação do portfólio de soluções de serviços, softwares e outsourcing oferecidas ao mercado.