Cerca de 80% dos alunos de escolas públicas matriculados em 56 mil escolas da rede urbana do país terão acesso à internet banda larga até o final de 2010. Esse é o compromisso assumido Governo no lançamento do Programa Banda Larga nas Escolas.
A meta é que 40% das escolas públicas de educação básica previstas pelo programa tenham laboratórios de informática com internet banda larga ainda em 2008. No ano seguinte, mais 40% das escolas serão beneficiadas e, em 2010, serão atendidas as 20% restantes. O serviço vai beneficiar 37,1 milhões de estudantes quando estiver plenamente implantado.
Segundo Rogério Santanna, secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, essa iniciativa vai elevar as condições de conectividade das escolas brasileiras aos patamares dos países mais desenvolvidos do mundo.
?Além de revolucionar o ensino no país ao permitir que nossas crianças e adolescentes estejam familiarizados às novas tecnologias da informação desde o início de sua vida estudantil, também será possível massificar a banda larga e assegurar aos cidadãos de todas as classes sociais o acesso à internet?, comenta ele.
Dados de 2006, de acordo com Santanna, mostram que 95% das escolas públicas da Dinamarca e dos Estados têm acesso à internet banda larga. Esse número é de 89% na Suécia, 81% na Espanha e de 75% no Reino Unido e na França.
O secretário do governo destacou que o Projeto Banda Larga nas Escolas atingirá num primeiro momento 56 mil escolas públicas localizadas em áreas urbanas – 40% de todas as escolas públicas brasileiras, mas que esse percentual chegará a 83% de todos os alunos da rede pública do país.
Num primeiro momento, as operadoras de telefonia vão possibilitar o acesso à internet nas escolas com 1 megabit, velocidade que será dobrada até 2010. Das 142 mil escolas brasileiras, atualmente apenas 8% dispõe de internet com velocidade superior a 512 Kbps.
Segundo dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil, dos domicílios que têm acesso à internet no Brasil, a maioria deles – 45% – dispõe de internet com uma velocidade de apenas 128 kbps. Dos domicílios que têm acesso à internet banda larga, 53% dispõe de uma conexão com uma velocidade de até 600 kbps. Apenas 19% têm velocidades superiores a isso.