A TVA está utilizando a infra-estrutura da Telefônica (sua acionista) para oferecer pacote triple play via fibra óptica no bairro dos Jardins, em São Paulo. A oferta inclui TV por assinatura, via cabo e já com os canais Globosat, plano de voz para ligações locais e longa distância dentro do estado de São Paulo, Speedy 30 Mega e rede wi-fi. O assinante paga por este serviço R$ 399,00.
A TVA apresentou a novidade nesta terça, 8.
A promessa é que, em um futuro próximo, o assinante receba também conteúdo IPTV. "A tendência é que os canais continuem a ser transmitidos pelo cabo ou MMDS, mas que haja oferta de conteúdo IPTV para o serviço de video on demand", explicou o diretor de tecnologia da TVA, Virgílio do Amaral.
WiMAX
Segundo Leila Loria, os testes com a tecnologia WiMAX já estão encerradas. ?Estamos apenas aguardando a homologação dos equipamentos por parte da Anatel?, disse a executiva. Segundo ela, assim que a Anatel libere, a operadora deve começar a usar a rede em Curitiba e Rio de Janeiro.
?São cidades onde não temos acesso a redes para oferecer o pacote de serviços?, explicou a executiva, destacando que ?o mercado é de pacote, o assinante quer uma oferta conjunta de TV, dados e telefonia?.
Pacote popular
A TVA lançou ainda um pacote popular com 42 canais de TV por assinatura, oferecido aos assinantes de banda larga por R$ 49,90, sem incluir acesso à Internet. "Para nós, 100 kbps não é banda larga e TV aberta não é TV paga", ironizou Leila, referindo-se ao pacote da Net Serviços. A TVA, segundo a executiva, não oferece pacotes de acesso de menos de 500 kbps.
Novas caixas
Além da parceria com a Telefônica nos Jardins, a TVA anunciou para junho o lançamento de seu novo set-top box de alta definição. A partir de então, os assinantes HD passarão a receber os canais abertos e dois canais HBO em alta definição. Além disso, a operadora está negociando para ter as olimpíadas em alta definição. A idéia é que o set-top box HD seja negociado em forma de comodato por metade do preço dos set-top boxes da TV aberta. Os atuais assinantes de TV HD da TVA receberão a nova caixa gratuitamente. São cerca de 500 assinantes, diz a operadora.
O equipamento poderá receber o sinal do cabo, MMDS e rede Ethernet. Segundo Virgílio do Amaral, a caixa foi desenvolvida internamente e é fabricada por um parceiro em Taiwan. "Queríamos uma caixa que nos permitisse redirecionar o sinal da TV aberta digital para o assinante sem a necessidade de qualquer tipo de conversão", explicou o executivo.
Portanto, a caixa trabalhará com a mesma compressão de vídeo do SBTVD, o padrão de TV digital aberta. "Os canais fechados também usarão MPEG-4, mas com outra especificação", disse.
Para o final do ano, a TVA promete o seu novo DVR, já com capacidade de gravação do conteúdo HD.