As corporações mundiais estão cada vez mais interessadas em utilizar a tecnologia de vídeo e Web 2.0 para ajudá-las na ampliação dos seus negócios, busca de novos clientes, aumento da colaboração entre seus funcionários e realização de meios mais ecológicos de comunicação, de acordo com estudo divulgado nesta terça-feira, 8/3, pela Cisco.
Mais da metade dos 850 tomadores de decisão de empresas de tecnologia da informação (TI) entrevistados disseram que utilizam atualmente vídeo e Web 2.0. Outros 25% revelaram que estão conhecendo essas ferramentas. No entanto, quase todos reforçaram que é preciso preparar melhor suas redes, antes de poder implementar tecnologias de vídeo e Web 2.0, para dar suporte à comunicação e colaboração na organização.
Tecnologias de vídeo e Web 2.0, como blogs, Wikis, telepresença, e web conference ajudam as empresas a acompanhar as mudanças rápidas do mercado. Cerca de 30% dos pesquisados relataram que a principal razão para investir neste segmento é suprir a demanda de seus clientes por produtos e serviços inovadores. O desejo de ter mais consciência ecológica (26%) também foi apontado como justificativa para o uso de aplicativos de vídeo.
"A adoção de tecnologias de vídeo e Web 2.0 por grandes empresas dependerá de como se estabelecerá, de forma clara, o elo entre o crescimento dos negócios e a vantagem competitiva", afirma Marie Hattar, diretora sênior de sistemas de rede da Cisco.
"Com a globalização da mão-de-obra das empresas, o papel de TI está cada vez mais amplo, desde operações de gerenciamento de rede ao desenvolvimento do impacto do negócio, por meio da inovação na forma como funcionários, clientes e parceiros.se comunicam e colaboram", avalia Marie.