Brasil é o terceiro em ataques de malwares

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O número total de computadores brasileiros que reportaram a presença de algum tipo de malware ou software indesejado caiu 12,6%, segundo a sexta edição do Relatório de Inteligência e Segurança da Microsoft, divulgado nesta quarta-feira, 8. Pela segunda vez, o estudo traz dados relacionados aos ataques com softwares maliciosos realizados contra usuários brasileiros.
Com esse resultado, o Brasil ocupa a terceira colocação no ranking mundial de ataques de malwares, o qual é liderado pela região da Sérvia e Montenegro, no Leste europeu.
A exemplo do que já ocorrera no ano passado, as ameaças utilizadas para roubo de identidade (logins e senhas) de bancos, os trojans Win32bancos e Win32banker, continuam liderando o ranking das principais ameaças detectadas, estando presentes em mais de 43% das máquinas que apresentaram algum tipo de infecção no Brasil – um total estimado de 843 mil máquinas.
Outra categoria de ameaça digital com predominância significativa são os worms, que estiverem presentes em aproximadamente 267 mil computadores, representando 32% de todas as ameaças.
Entre as famílias, das dez principais ameaças identificadas no Brasil, nove são malwares (trojans e worms) e a outra é um software potencialmente indesejado (adware).
No mundo, a quantidade de vulnerabilidades relacionadas aos sistemas operacionais continua a diminuir, sendo que cerca de 90% delas em geral afetaram os aplicativos. Já a quantidade total de softwares mal-intencionados e indesejados removidos de computadores em todo o mundo diminuiu aproximadamente 3% no segundo semestre de 2008 em relação ao primeiro semestre.
No ano, as ameaças foram 12% inferiores em relação ao número de 2007. Em relação às vulnerabilidades de alta gravidade, o número foi 16% inferior em relação ao ano anterior.
Outro dado significativo é o das ameaças por e-mail. Segundo o estudo, mais de 97% das mensagens de e-mail enviadas pela internet são indesejadas: têm anexos mal-intencionados ou são ataques de phishing ou spam. O spam continua sendo dominado por anúncios de produtos, que respondem por 72,2% de todas as mensagens indesejadas.

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