Um recente relatório do Gartner aponta que a publicidade móvel em todo o mundo mais que dobrará neste ano, totalizando US$ 3,3 bilhões, e em 2015 atingirá US$ 20,6 bilhões. Segundo a consultoria, o mercado norte-americano responderá por cerca de um quinto deste total neste ano, ou US$ 707 milhões, e 28% em 2015 – US$ 5,8 bilhões. Isso equivale a cerca de 20% dos US$ 26 bilhões de gastos estimados com publicidade on-line nos EUA no ano passado.
Neste ano, o Gartner projeta que os anúncios vinculados a buscas e a mapas serão responsáveis, de longe, pela maior parte das verbas publicitárias, totalizando quase US$ 1,5 bilhão mundialmente. A veiculação de display advertising na internet móvel (anúncios em banners, imagens etc.) e em aplicativos móveis deve totalizar mais de US$ 800 milhões, enquanto a exibição de publicidade em áudio e vídeo em dispositivos móveis deve gerar US$ 96 milhões e os anúncios em SMS, Multimedia Mobile Service e Instant Messaging, US$ 112,5 milhões.
Em 2015, o Gartner prevê que a divisão dos gastos com display advertising e publicidade vinculada a buscas deve se equiparar. Segundo a consultoria, dentro de quatro anos os anúncios vinculados a buscas representarão cerca de US$ 7 bilhões, o display advertising na internet móvel quase US$ 6 bilhões, o display advertising em aplicativos, US$ 5,3 bilhões, áudio e vídeo, US$ 2 bilhões, e os anúncios em SMS, Multimedia Mobile Service e Instant Messaging, US$ 247,3 milhões.
Além da proliferação de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis, o Gartner aponta as inovações móveis específicas na publicidade como impulsionadoras dos gastos com publicidade, tais como busca click-to-call, display advertising, anúncios baseados em localização, sites de compras coletivas como o Groupon e pagamentos móveis, entre outros.
- Relatório