Serviços financeiros e de delivery são os maiores alvos de fraudes digitais

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2023 foi um ano marcado por avanços tecnológicos que influenciaram muitos mercados, inclusive o de fraudes e golpes, sobretudo no âmbito digital. Atualmente, no Brasil, as técnicas mais sofisticadas e em constante evolução, o alto volume e a constância nas tentativas de golpes e fraudes acendem um alerta para a necessidade de plataformas estarem preparadas para proteger seus próprios sistemas, usuários e suas respectivas contas. Nesse contexto, a Incognia, empresa pioneira em identidade por geolocalização, lançou o Device Identity Frontline Report, relatório com insights e aprendizados sobre 2023 e tendências emergentes em 2024 no universo de prevenção à fraude, construído a partir da base global de dispositivos da companhia.

No recorte brasileiro dos dados, foram considerados mais de 210 milhões de dispositivos, sendo 70% dessa base composta por dispositivos móveis e 30% por dispositivos web. Dentro do universo analisado, dois segmentos se destacam quanto ao volume de tentativas de ações fraudulentas: serviços financeiros e de delivery.

As análises indicam que a Incognia foi capaz de evitar mais de 22 milhões de tentativas de roubo de contas no segmento de serviços financeiros e, em toda a sua base de clientes, foram evitadas 1,6 milhão de contas laranja em potencial. Essas contas são abertas com informações falsas ou de terceiros e são frequentemente usadas para receber remessas ilegais ou realizar compras fraudulentas. Tais práticas também estão associadas à lavagem de dinheiro, servindo para concentrar fundos de outras contas, especialmente em instituições bancárias.

Já no setor de delivery, foram evitadas 1,19 milhão de contas fraudulentas, geralmente criadas por golpistas que usam aplicativos de delivery para atrair clientes com preços baixos, mas sem entregar os produtos ou mesmo para realizar revenda e obter ganhos financeiros. Além disso, 125 milhões de tentativas de fraudes de reembolso (chargeback) e pagamento também foram impedidas, de acordo com o estudo. Esse tipo de fraude pode ser realizado de diversas formas, desde alegar problemas com o pedido para solicitar o reembolso, ou através do uso de cartões de crédito clonados ou roubados para fazer pedidos de comida, buscando obter os itens sem efetuar o pagamento.

Por fim, dados indicam também que 38,5 milhões de dispositivos baixaram aplicativos fora das lojas oficiais dos sistemas operacionais (como a Play Store e a App Store, por exemplo). Essas fontes não oficiais, em grande medida, são suspeitas e associadas a atividades fraudulentas e podem conter links corrompidos e infectados com softwares maliciosos, como malwares de acesso remoto, por exemplo.

As soluções oferecidas pela Incognia protegem a jornada completa do usuário no ambiente digital, desde a abertura de contas, passando pela autenticação e validação de eventos sensíveis, como transações e, portanto, podem ser acionadas em momentos diferentes, de acordo com a necessidade de cada negócio. As avaliações de alto risco entregues pela Incognia são acompanhadas por uma lista de evidências detalhadas para auxiliar a tomada de decisão dos clientes, trazendo indícios de comportamento suspeito ou fraudulento e construindo regras internas para, além de prevenir fraudes, atuar como um parceiro de negócio.

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