Inteligência Artificial sem estratégia é receita para o fracasso

0

Com a ascensão da Inteligência Artificial, diversas empresas analisaram suas possibilidades e começaram a fazer o uso dessa tecnologia, considerando o seu papel transformador no futuro dos negócios. A capacidade da IA de automatizar processos, analisar grandes volumes de dados e gerar insights valiosos tem motivado empresas a implementar essas inovações em suas operações. Prova disso é que, segundo pesquisa da Gartner, 92% das organizações já estão explorando o uso da IA Generativa, o que indica que a tecnologia está se tornando um pilar importante nas estratégias das empresas, com implicações significativas nos negócios.

No entanto, à medida que as inovações em inteligência artificial avançam, é necessário que organizações e profissionais se mantenham alertas e qualificados para que consigam extrair o potencial que a inteligência artificial pode trazer para aumentar a produtividade, mantendo os negócios em constante evolução. Os dados, por exemplo, são fundamentais para a Inteligência Artificial, porque alimentam os modelos de aprendizado da máquina. Acontece que um dos problemas mais comuns na utilização da IA é a baixa qualidade dos dados. Sem eles, a tecnologia não consegue obter a melhor acurácia dos modelos, ensejando em um número alto de falsos positivos. Dados bem selecionados e diversificados contribuem para treinar modelos mais robustos e capazes de lidar com uma variedade maior de situações.

Outra questão que deve estar sempre em pauta é o uso ético da inteligência artificial. É preciso garantir que as aplicações respeitem princípios como a transparência, equidade, privacidade e segurança. Tais pontos são a base para um bom uso da tecnologia nos negócios, tendo em vista que a IA é ótima para automatizar tarefas e auxiliar em tomadas de decisões importantes. Assim como em qualquer outro contexto da vida, manter a ética no uso da inteligência artificial é imprescindível para proteger a privacidade do indivíduo e garantir clareza e segurança em seu uso

Por fim, a implementação bem-sucedida da IA no seu negócio vai funcionar se houver uma equipe capacitada e colaborativa. Programas de educação corporativa internos são extremamente úteis em expandir a capacidade das equipes, promover upskilling e identificar perfis de colaboradores que podem atuar em diferentes áreas do negócio. Expande também a colaboração entre a equipe, uma vez que habilidades não conhecidas passam a reforçar a capacidade de entrega da equipe.

Fábio Falcão, CEO da IARIS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.