A IBM anuncia o lançamento de um novo modelo de mainframe da linha Business Class, o Systems z9, projetado para os segmento das pequenas e médias empresas, com preços a partir de US$ 100 mil.
A companhia espera conquistar clientes das áreas de saúde, varejo, turismos, governo e de outras áreas que demandam a proteção de dados sensíveis, cada vez mais compartilhados.
De acordo com a IBM, o equipamento apresenta novas funcionalidades de criptografia, permite o ajuste de cargas de trabalho (73 configurações ante os 32 dos modelos anteriores) e tem capacidade para gerar diariamente bilhões de transações baseadas no conceito de Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) ? originárias de diversas fontes, incluindo redes de máquinas homogêneas e heterogêneas.
Além do System z9 Business Class, a IBM inaugurou um novo laboratório em Xangai, na China, dedicado trabalho de ampliar a capacidade do mainframe em executar aplicativos baseados em Linux. O laboratório também servirá como um centro para a equipe técnica de campo da IBM que está atendendo clientes do System z na China.