A brasileira Kalendae começou a prestar serviços de consultoria para certificação ISO 20000, selo internacional voltado especificamente à gestão de serviços de TI. A nova norma foi aprovada no final do ano passado e substitui a BS 15000, o primeiro padrão mundial criado pelo British Standard Institute (BSI) em 2002 para atestar processos nessa área.
A ISO 20000 certifica procedimentos da gestão de serviços de TI e se baseia nas práticas de ITIL (biblioteca de infraestutura de TI). Educardo Vieira, diretor de desenvolvimento de negócios da Kalendae, acredita que o novo selo dará um diferencial competitivo para as empresas que prestam serviços de TI. Ele acha que em três anos a ISO 20000 será uma exigência de mercado, principalmente, para as provedoras de outsourcing que querem exportar.
As empresas que já têm a BS 15000 terão de substituir a certificação pela ISO 20000, já que a norma do instituto britânico perderá a validade. Levantamento realizado pela Kalendae comprovou que não há certificados no Brasil em BS 15000 e que as empresas do País vão pular direto para o novo padrão da ISO.
Para oferecer este serviço no Brasil, a Kalendae fechou uma parceria com a inglesa Fox IT, consultoria especializada em ITL, ISO 20000 e Governança de TI. A equipe da consultoria brasileira foi treinada e credenciada pela empresa européia e, segundo Vieira, também está preparada para prestar serviços em outros países da América Latina.
A Kakendae pretende levar os serviços para o México, Argentina e Chile. Vieira informa que a empresa estuda a possibilidade de atuar nesses mercados com escritório próprio ou por meio de representação.