O investimento em um projeto de business intelligence normalmente é associado a uma corporação de grande porte. A experiência da Kallan Modas, rede de varejo de calçados e complementos, que opera há 26 anos e possui cerca de 400 funcionários, mostra que as coisas não são exatamente assim. É que empresa implantou a solução de BI da MicroStrategy, para suportar o compartilhamento de informações estratégicas geradas em suas 21 lojas no Estado de São Paulo.
O projeto entrou em operação há cerca de um mês, beneficiando, inicialmente, 12 usuários da diretoria e área comercial. Mas os planos são de estender o uso da ferramenta para 80 usuários, incluindo gerentes das lojas, até o final do próximo ano.
O gerente de TI da Kallan Modas, Carlos Almeida, conta que a decisão de investir em BI já começa a produzir bons resultados. Segundo ele, a empresa deixou de produzir relatórios gerenciais em planilhas Excel, processo mais lento, que precisava ser repetido a cada mudança, o que sobrecarregava a equipe de TI.
Além da agilidade na geração de relatórios gerenciais, o projeto permitirá o cruzamento de dados de vendas com os períodos sazonais ? já que a moda é sensível à sazonalidade e as suas próprias tendências ?, medir o desempenho de cada família de produtos e melhor administrar as compras e os estoques das lojas.
A expectativa empresa é que cada gerente determine seus próprio indicadores e filtros e gere rapidamente relatórios detalhados.