A Ericsson anunciou nesta terça-feira (8/5) que vai se unir à Sun Microsystems para desenvolver um servidor de aplicativos multimídia, baseado na tecnologia Java com código aberto. A fabricante sueca de informou em comunicado que o acordo de colaboração também inclui planos para o desenvolvimento de uma estratégia de apoio para a comunidade de programadores. "Com essa colaboração, a Ericsson oferecerá partes de seu desenvolvimento de servidores ao projeto de código aberto GlassFish", informou no documento.
O programa de suporte inclui uma variedade de ferramentas e expertise para apoiar a comunidade de desenvolvedores, bem como uma possibilidade para os programadores testarem suas aplicações.
O anúncio da Ericsson vem na esteira do lançamento dos componentes do Java Development Kit (JDK) feito pela Sun nesta terça, durante a conferência JavaOne, como parte de seus planos de transformar a linguagem Java em código aberto. O kit contém todo o código necessário para criar aplicações Java e permitir que elas funcionem em ambientes compatíveis com a Java Virtual Machine, como Windows, Linux e Unix.
No ano passado, a Sun liberou o código do compilador Java, Java C, Hotspot Java Virtual Machine e Java Micro Edition, mas as partes mais sofisticadas do Java Enterprise Edition continuavam nas mãos da Sun.
A empresa está montando um conselho de cinco membros para gerenciar a transição do JDK para código aberto. Ele será composto por dois membros da Sun, e três de fora da empresa.