Neovia redefine processos do call center e aumenta produtividade

0

A Neovia, provedora de acesso sem fio, fez um balanço com os primeiros resultados de um programa de reestruturação de seu call center, iniciado em janeiro deste ano. O programa tem como objetivos a redução do tempo médio de atendimento (TMA) e do tempo máximo de espera do cliente (TME) e da taxa de abandono, de modo a gerar menos espera na central e maior produtividade.

A reestruturação do call center envolve as células de atendimento, suporte técnico e qualidade (retenção e fidelização de clientes). De acordo com a gerente de call center da Neovia, Marta Nunes, o primeiro passo do programa foi a definição de metas e diretrizes, readequando os ?scripts? dos atendentes, a fim de torná-los mais dinâmicos e menos ?robotizados".

Ela conta que foi definido que o TMA deveria ser de 4 minutos, nas células de atendimento e qualidade, e de 5 minutos no suporte técnico. Para a taxa de abandono, que mede a quantidade de clientes que tentou falar no call center e não conseguiu, foi estipulada a meta de 1%, no suporte e atendimento e também na célula de qualidade.

Conforme explica Marta, esses números são baseados em estudos sobre o grau de satisfação dos clientes e o tempo necessário para passar informações com clareza. "Não foram definidas metas aleatoriamente, mas sim a partir de parâmetros de qualidade e referências do setor. Após a definição dessas diretrizes básicas, ministramos treinamentos aos líderes das células, envolvendo módulos como administração do tempo e de conflitos, relacionamento interpessoal e motivação."

Segundo ela, em dezembro do ano passado, o TMA no suporte era de 6,6 minutos e havia casos em que o atendente chegava a ficar até 11 minutos na linha com o cliente. ?A taxa de abandono nesse mesmo mês ficou em 5,17%. Hoje, cerca de quatro meses após o início do programa de reestruturação do call center, a taxa de abandono caiu para menos de 2% e o TMA está de acordo com as novas metas.?

A gerente de call center da Neovia diz que muitos atendentes já conseguem dar uma resposta ao cliente que procura o suporte técnico em menos de 5 minutos e, nas células de atendimento e qualidade, o TMA também está sendo cumprido, o que diminui a tempo de espera na linha e as filas na central, tornando o call center mais produtivo. ?Em pouco tempo, passamos a atender mais e melhor", afirma Marta, ressaltando que a manutenção das metas demanda atenção constante e treinamentos regulares a toda equipe do call center.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.