A Telefônica informou que iniciou testes em 4 mil domicílios do bairro dos Jardins, em São Paulo, para acesso à internet via fibra óptica. A operadora diz que a iniciativa abre caminho para conexão à web com velocidade de até 30 Mbps, o que, segundo ela, torna possível obter qualidade digital em TV por assinatura, videoconferência, vídeo sob demanda, entre outros serviços.
A companhia disse ter cerca de 70 mil clientes na região dos Jardins, sendo 10 mil deles assinantes do Speedy, o seu serviço de internet em banda larga. A rede de fibra óptica sai da central telefônica do bairro ? na esquina das ruas Estados Unidos e Bela Cintra ? e tem cobertura em um raio de 6 quilômetros. Após a conclusão dos testes, a Telefônica deve estender a oferta a outras regiões da capital paulista.
A empresa informou que os testes nos Jardins, além de outras iniciativas para aumentar a cobertura e capacidade do Speedy, demandarão investimentos de R$ 500 milhões, que serão aplicados ao longo deste ano.
Entre os resultados esperados, a Telefônica pretende elevar a distância entre a central telefônica e o domicílio do cliente em que o Speedy apresenta maior qualidade ? atualmente, são quatro quilômetros. Segundo a operadora, o Speedy está presente em 382 municípios paulistas e lidera o mercado de banda larga do Brasil e da América Latina, com 1,75 milhão de assinantes.
A base de clientes do serviço, de acordo com a Telçefônica, vem crescendo à base de 30% ao ano e, apenas nos meses de março e abril, houve a adesão de mais de 150 mil usuários.