O volume de transações realizadas pela internet entre empresas (B2B) e entre empresas e consumidores no ano passado atingiu aproximadamente US$ 170 bilhões, segundo a 10ª edição da pesquisa de Comércio Eletrônico no Mercado Brasileiro da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). A cifra representa um crescimento de quase 50% sobre a média de 2006, que foi de US$ 114 bilhões transacionados.
Deste total, US$ 130 bilhões foram de transações B2B, o que representa um índice de 55,33%, e US$ 40 bilhões de comércio B2C, o equivalente a 19,18% das transações, segundo o estudo.
De acordo com o estudo, o setor de serviços foi o que mais investiu em soluções de comércio eletrônico, à frente da indústria e do comércio, aplicando 1,69% da sua receita líquida. Essa situação é explicada pela participação dos bancos no setor. De todo modo, os três setores apresentaram crescimento em relação aos gastos e investimentos em comércio eletrônico na comparação com os últimos anos.
Apesar de ter investido menos, o setor de indústria foi que registrou o maior crescimento na utilização do comércio eletrônico no relacionamento com fornecedores. Entre os produtos mais comercializados estão materiais para manutenção, reparo e operação, materiais de escritório, suprimentos, equipamentos de informática e matérias-primas.
Outro dado interessante da pesquisa é que o cartão de crédito é o sistema de pagamento mais utilizado no comércio eletrônico, devido principalmente ao setor de comércio. As bandeiras mais citadas foram Visa e Mastercard.
A pesquisa considerou 419 empresas dos mais variados setores econômicos, ramos de atividade e portes. As empresas, tanto nacionais quanto multinacionais, operam o mercado brasileiro e atuam em diversos níveis no ambiente digital.