A XRT, empresa francesa especializada em software de gestão de tesouraria, foi adquirida pelo grupo inglês Sage, terceiro maior fornecedor de aplicativos no mundo. A negociação começou em setembro de 2007 com a aquisição de 70% da companhia e foi concluída nesta quinta-feira (8/5) com a compra do total das ações. O valor transação não foi divulgado.
O grupo XRT é especializado no desenvolvimento e na comercialização de soluções de software de tesouraria para médias e grandes empresas, e está presente em 55 países no mundo, sendo oito dos quais na América Latina (inclusive o Brasil), onde tem 7 mil clientes.
A compra da XRT pela Sage representa uma grande operação, seguindo as tendências mundiais de expansão de serviços e territórios de atuação das multinacionais.
?A aquisição da XRT permitirá à Sage consolidar seus produtos e serviços de gestão de tesouraria, mercado em que a XRT é líder, especialmente entre as médias e grandes empresas, em vários países?, disse Pascal Houillon, presidente do Board da Sage, em Paris. O executivo define a compra da XRT como parte da estratégia de investimento da Sage no mercado de softwares de tesouraria, que teve inicio com a aquisição da empresa Concept em 2003.
A multinacional passa a se chamar Sage-XRT e, no Brasil, onde tem clientes como a Vale, General Electric, Correios, Cyrela, Gol Linhas Aéreas, McDonald´s, C&A, All Logística, Camargo Corrêa, Elektro, Duke Energy, Azaléia, Editora Abril, Honda, Fiat, Gafisa, Ipiranga, Michelin, Net, Pfizer, Prosegur, Saraiva, Wal-Mart, Sabesp, TV Globo, Xerox, entre outras, manterá o foco em companhias de médio e grande porte, de todos os segmentos de mercado, oferecendo expansão de produtos e serviços para gestão de tesouraria.