A B2W, companhia de comércio eletrônico dona das marcas Americanas.com, Submarino, Shoptime, entre outras, encerrou o primeiro trimestre deste ano com prejuízo líquido de R$ 42,8 milhões, ante uma perda de R$ 1,6 milhão em igual período do ano passado, informou a empresa nesta terça-feira, 8. A receita nos três primeiros meses registrou queda de 2,7%, para R$ 1,001 bilhão, contra projeção média de R$ 1,043 bilhão.
A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) totalizou R$ 60 milhões entre janeiro e março, retração de 47,6% na comparação anual. A margem Ebitda, com isso, caiu de 11,1% no primeiro trimestre, contra 6% em igual período do ano passado.
No relatório do balanço, a empresa diz que teve como foco no trimestre uma "profunda revisão e consequente reorientação de nossas práticas e processos visando criar um novo relacionamento com o cliente". A companhia enfrentou problemas de atendimento ao consumidor no período, com suspensão de atividades nos sites da empresa determinadas pelo Procon-SP.
Segundo o órgão de defesa do consumidor, em 2010 foram 2.224 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. No ano passado, esse número aumentou em 180%, com o registro de 6.233 atendimentos. A maioria dos problemas foi gerado por falta de entrega do produto ou defeito no item adquirido.
A empresa ressalta no relatório que realizou investimentos em logística e no atendimento ao consumidor, o que representou uma redução de 53% no número de reclamações registradas no Sindec (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor).