Facebook é centro do universo social dos jovens e gera estereótipos, diz Ericsson

    0

    Em 2011, 79% dos jovens brasileiros já usavam as redes sociais mensalmente, contra 38% em 2007. A informação é do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson. Em pesquisa junto a jovens de 15 e 24 anos, o laboratório constatou que o Facebook é o principal agente de mudanças e o centro do universo social dos jovens internautas brasileiros.

    Segundo a pesquisa, 14% dessa população acessa o Facebook pelo menos uma vez por dia no país. A plataforma ganha do Twitter e do Skype, perdendo somente para o MSN, utilizado por 21,6% dos jovens, e para o YouTube, com 17, 2% dos acessos.

    Em números gerais, a pesquisa aponta que cerca de 7% dos jovens brasileiros pesquisados acessam as redes sociais mais de 10 vezes ao dia. Cerca de 24% gastam mais de 3 horas por dia checando as mídias sociais.

    Segundo Luciana Gontijo, responsável pelo ConsumerLab da Ericsson para a América Latina, no Brasil, assim como na Suécia, o uso das redes sociais entre os jovens cresce de maneira rápida e independentemente das diferenças no estágio de penetração da banda larga móvel.

    "No país, estamos explorando o potencial das redes 3G, enquanto na Suécia essa experiência já é vivida no LTE/4G. Dessa maneira, os números demonstram o grande potencial do mercado brasileiro. Estamos apenas começando", avalia.

    O estudo destaca, ainda, seis estereótipos que os usuários entrevistados buscam evitar para obter melhor status social e posicionamento na rede: "perseguidor", "fofoqueiro", "carente", "inconveniente", "metralhadora de informações" e "observador curioso".

    O "perseguidor" seria aquele que visita perfis determinados de forma secreta e obsessiva. O "fofoqueiro", segundo os pesquisadores, atiça rumores e se preocupa muito com as relações dos outros; O "observador curioso" quase nunca posta na rede, mas está constantemente observando a vida alheia de longe.

    O usuário "carente", por sua vez, seria o que revela muito sobre si mesmo e com frequência aparece no histórico de notícias, por isso pode ser visto como um amigo irritante pelos demais. Já a "metralhadora de informações'  é aquele que tem muitos interesses específicos e posta informações consideradas desinteressantes em excesso. O "inconveniente" seria o usuário que ignora qualquer regra social do Facebook, como adicionar pessoas sem conhecê-las ou escrever mensagens embaraçosas para os amigos.

    "O espaço social do Facebook possui uma ética própria e estabelece regras claras de comportamento, de forma que quem não as segue é rapidamente excluído e banido pelo grupo", finaliza Luciana.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.