Em 2011, 79% dos jovens brasileiros já usavam as redes sociais mensalmente, contra 38% em 2007. A informação é do ConsumerLab, laboratório de pesquisas de comportamento da Ericsson. Em pesquisa junto a jovens de 15 e 24 anos, o laboratório constatou que o Facebook é o principal agente de mudanças e o centro do universo social dos jovens internautas brasileiros.
Segundo a pesquisa, 14% dessa população acessa o Facebook pelo menos uma vez por dia no país. A plataforma ganha do Twitter e do Skype, perdendo somente para o MSN, utilizado por 21,6% dos jovens, e para o YouTube, com 17, 2% dos acessos.
Em números gerais, a pesquisa aponta que cerca de 7% dos jovens brasileiros pesquisados acessam as redes sociais mais de 10 vezes ao dia. Cerca de 24% gastam mais de 3 horas por dia checando as mídias sociais.
Segundo Luciana Gontijo, responsável pelo ConsumerLab da Ericsson para a América Latina, no Brasil, assim como na Suécia, o uso das redes sociais entre os jovens cresce de maneira rápida e independentemente das diferenças no estágio de penetração da banda larga móvel.
"No país, estamos explorando o potencial das redes 3G, enquanto na Suécia essa experiência já é vivida no LTE/4G. Dessa maneira, os números demonstram o grande potencial do mercado brasileiro. Estamos apenas começando", avalia.
O estudo destaca, ainda, seis estereótipos que os usuários entrevistados buscam evitar para obter melhor status social e posicionamento na rede: "perseguidor", "fofoqueiro", "carente", "inconveniente", "metralhadora de informações" e "observador curioso".
O "perseguidor" seria aquele que visita perfis determinados de forma secreta e obsessiva. O "fofoqueiro", segundo os pesquisadores, atiça rumores e se preocupa muito com as relações dos outros; O "observador curioso" quase nunca posta na rede, mas está constantemente observando a vida alheia de longe.
O usuário "carente", por sua vez, seria o que revela muito sobre si mesmo e com frequência aparece no histórico de notícias, por isso pode ser visto como um amigo irritante pelos demais. Já a "metralhadora de informações' é aquele que tem muitos interesses específicos e posta informações consideradas desinteressantes em excesso. O "inconveniente" seria o usuário que ignora qualquer regra social do Facebook, como adicionar pessoas sem conhecê-las ou escrever mensagens embaraçosas para os amigos.
"O espaço social do Facebook possui uma ética própria e estabelece regras claras de comportamento, de forma que quem não as segue é rapidamente excluído e banido pelo grupo", finaliza Luciana.