O Facebook nomeou nesta terça-feira, 9, novos líderes para algumas de suas principais divisões, incluindo a rede social principal, WhatsApp e Messenger, na maior reorganização gerencial desde a fundação da empresa, informou a agência Bloomberg.
A empresa com sede na Califórnia Menlo Park revelou uma nova iniciativa também para explorar o uso de blockchain, tecnologia de descentralizada que sustentar as moedas digitais como Bitcoin. A equipe dedicada ao blockchain será dirigida por David Marcus, que liderou o aplicativo de bate-papo do Messenger.
O diretor de produtos do Facebook, Chris Cox, foi promovido para supervisionar todos os aplicativos da empresa. Cathcart será o responsável pela principal aplicação do Facebook, disse a empresa. O ex-líder do feed de notícias, Adam Mosseri, foi nomeado chefe de produto do aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram, substituindo Kevin Weil, que se juntará à equipe blockchain.
Chris Daniels, ex-encarregado de iniciativa Internet.org da empresa para espalhar a conectividade nos países em desenvolvimento, vai assumir o comando do WhatsApp após a saída de Jan Koum, cofundador.
O Facebook está fazendo as mudanças de liderança após uma ampla revisão de todos os produtos da empresa e suas falhas de privacidade, reveladas após o vazamento de dados que expos milhões de usuários. A empresa tinha uma estrutura de gerenciamento estável há anos, e espera com essas mudanças de cargos gerenciais identificar mais facilmente áreas problemáticas.
A empresa também nomeou Jeff Zients, um ex-funcionário do governo Obama e atual diretor executivo do Grupo Cranemere, ao seu Conselho, de acordo com o documento regulatório divulgado nesta terça-feira.