Electrolux Group reduz emissões de gases de efeito estufa em mais de 80% e supera meta climática três anos antes do planejado

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O Electrolux Group alcançou um importante resultado em seu propósito de buscar soluções sustentáveis. Em seu Relatório Global de Sustentabilidade 2022, o grupo superou a meta climática baseada na ciência três anos antes do planejado. Entre as diversas iniciativas, reduziu suas emissões absolutas de gases de efeito estufa (diretas e indiretas em operações) em 82% em relação a 2015 — indo além de sua meta que era de 80% para 2025.

Globalmente, o Grupo evitou o lançamento de 20 mil toneladas de CO2 em suas operações (emissões diretas e da compra de energia elétrica) em comparação com 2021. Já em relação à emissões indiretas, com o aumento da eficiência dos produtos vendidos aos seus consumidores, somente na América Latina, foram evitadas 26 mil toneladas de CO2 em relação ao ano anterior.

Além disso, as emissões de quando os produtos estão em uso diminuíram mais de 25% em relação a 2015, o que está em linha com a meta de redução (25%) da empresa até 2025. Para se ter ideia, o Electrolux Group foi umas das 100 primeiras empresas a estabelecer sua meta climática global com base científica no ano de 2018. Agora é uma das primeiras a cumpri-la.

"Nos últimos anos, fortalecemos nossa governança em sustentabilidade na América Latina e intensificamos nosso entendimento sobre os hábitos do consumidor. Queremos estar juntos nessa jornada de transformação para fechar um ciclo mais sustentável na cadeia de ponta a ponta, por meio do uso correto dos produtos, consumo consciente e descarte responsável. No ano passado, por exemplo, nossos produtos mais eficientes em energia e água representaram 24% do total de unidades vendidas e 39% do lucro bruto do Grupo, globalmente. Por isso, temos trabalhado na democratização de tecnologias sustentáveis e na ampliação de diálogos com o consumidor, para aumentar esse número a cada ano", destaca Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group América Latina.

João Zeni, diretor de sustentabilidade do Electrolux Group América Latina, explica que a ambição é que a companhia atinja a neutralidade climática nas operações até 2030 e em toda a cadeia de valor até 2050.

"A redução de emissões relacionadas ao uso de nossos eletrodomésticos, que representa mais de 80% de nosso impacto indireto, foi possível pelo constante aumento de eficiência energética dos produtos que vendemos, ano a ano. Isto é parte fundamental do processo de desenvolvimento de novos produtos e também por este motivo as metas de emissões relacionadas e este indicador já fazem parte de 20% da remuneração variável dos executivos da empresa. Como resultado, atualmente, somos a empresa que mais coloca refrigeradores A+++ no mercado, e queremos avançar ainda mais nesta direção, trazendo benefícios para o planeta e para o nosso consumidor", acrescenta o executivo.

A companhia também avançou de maneira significativa na gestão de emissões em sua cadeia de valor, sendo a única empresa no mundo a obter 100% de resposta de seus fornecedores na plataforma CDP Supply em 2022, o que representa fornecedores responsáveis por 77% das despesas globais do Electrolux Group com materiais diretos e 31% de gastos com logística. Com os relatórios de emissões e metas de redução pelo programa CDP Supply, progressos reais para a meta de neutralidade climática na cadeia de valor até 2050 se tornam mensuráveis e rastreáveis.

Em busca da neutralidade climática

O Electrolux Group também tem outras importantes metas globais, como melhorar a eficiência energética de fábricas e armazéns em mais 12,5% até 2025 (linha de base de 2020) e hídrica nos locais de fabricação em 25% até 2025 (linha de base 2020) em áreas com potencial de risco hídrico, até que o local atinja níveis ideais de eficiência.

"Estamos alcançando resultados significativos em nosso compromisso com a sustentabilidade. E trabalhamos de dentro para fora, assegurando que as nossas operações sejam seguras e eficientes para todos os nossos colaboradores. Usamos 100% de energia elétrica renovável, temos programas de economia de água e energia, Certificação Zero Aterro em toda a América Latina, transportes de matérias-primas e produtos com emissão zero, entre outros. E acreditamos que ações para uma vida mais sustentável são compartilhadas entre nós e nossos consumidores, em suas casas", acrescenta Fernando Keske, diretor de Sustentabilidade em Operações para o Electrolux Group América Latina.

Mais resultados

A meta superada de emissões de gases de efeito estufa é apenas uma das conquistas apresentada no Relatório de Sustentabilidade 2022. Conheça outros destaques:

  • Fontes renováveis na operação

Na América Latina, todas as operações do grupo utilizam eletricidade 100% renovável, que incluem atividades da manufatura, escritórios, outlets e depósitos. Fator que contribuiu para a redução de mais de 75% de suas emissões de carbono, o equivalente à neutralização gerada por aproximadamente 140 mil árvores plantadas. Até o final de 2022, 98% da eletricidade utilizada nas operações globais têm origem em fontes renováveis.

  • Programa Zero Aterro

Todas as 6 fábricas do Electrolux Group na América Latina estão certificadas pelo programa "Zero Aterro", que tem o objetivo de reciclar e recuperar mais de 99% do total de resíduos gerados nos locais de produção. Globalmente, 55% das fábricas do Grupo Electrolux encerraram o ano de 2022 certificadas pelo programa.

  • Produtos eficientes e reciclados

Com as máquinas de cuidar lançadas em 2022, a empresa auxiliou na economia de até 3 bilhões de litros de água na casa dos consumidores, representando mais 30 bilhões de litros ao longo da vida útil média do produto, de 10 anos. Além disso, no ano passado, a Electrolux lançou refrigeradores que estão na lista dos produtos mais eficientes em energia do mercado brasileiro, representando economia de até 47% no consumo de energia quando comparado a geladeiras de etiquetas A anteriores, pela nova classificação do Inmetro. Quanto a matérias-primas recicladas, a empresa projeta utilizar 50% de plástico reciclado nos produtos até 2025, atingindo o número de 53% de plástico reciclado em alguns produtos de cuidados com o chão no Brasil, em 2022.

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