Diante da dificuldade das empresas brasileiras em contratar executivas para a área de tecnologia da informação (TI), a varejista Novo Mundo investe na capacitação exclusiva e gratuita de mulheres com o programa 'Todas Tech', uma parceria com a edtech Ímã Tech. Segundo o estudo de empregabilidade no mercado de TI, realizado pela Gama Academy em 2023, a baixa qualificação, a ausência de habilidades técnicas e soft skills são os principais fatores que causam obstáculos a 54% das empresas no Brasil na hora da contratação de mulheres para cargos elevados em tecnologia.
A disparidade entre a presença feminina e masculina no ramo de tecnologia não é apenas um problema nacional, no entanto. De acordo com o relatório Global Gender Gap 2022, publicado pelo Fórum Económico Mundial, a percentagem de mulheres formadas em Tecnologia da Informação e Comunicação é de 1,66% em contraste com 8,22% dos homens formados.
"Quando pegamos hoje o quadro de pessoas que compõem a TI, vemos que 95% são homens. Apesar de tentarmos recrutar mais mulheres, abrindo vagas e oferecendo curso prático na nossa academia de inovação, sempre tivemos dificuldade para diversificar o departamento tecnológico. Então, fechamos parceria com uma escola que se comprometeu a montar uma turma só de mulheres para trazermos para a Novo Mundo as que se destacarem", comenta o diretor de TI da Novo Mundo, Matheus Sepulveda.
O programa Todas Tech será lançado no próximo dia 8 de maio e as inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de maio no site. Com duração de seis meses e metodologia que mescla aulas ao vivo e gravadas, o Todas Tech oferecerá direcionamentos técnicos, aulas e dinâmicas voltadas para o ensino de habilidades comportamentais (soft skills), além da realização de projetos práticos durante toda a formação.
As inscritas irão passar por um processo seletivo dividido em três etapas: uma avaliação quanto ao histórico escolar e profissional, um breve teste de lógica, e o envio de um vídeo de apresentação, para a avaliação de soft skills. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 1º de junho, e as aulas começam no dia 5.
Destinado a mulheres a partir de 16 anos, residentes em Goiás e Distrito Federal, o programa contará com módulos de Lógica e Algoritmos, Programação Frontend (HTML, CSS e Javascript), Introdução a Banco de Dados Oracle, Desenvolvimento Web: PHP com Laravel e Desenvolvimento Mobile (Dart e Flutter). Não é necessário ter conhecimentos prévios em tecnologia e programação.
Com foco na empregabilidade, o Todas Tech proporcionará uma experiência imersiva às alunas, por meio das aulas práticas e realização de projetos. "Organizações maduras como a Novo Mundo já entenderam que a única forma de ajudar a tornar a área de tecnologia mais plural é com investimento na formação dessa mão-de-obra com foco específico para mulheres", afirma Celso Brandão, CEO e fundador edtech goiana Ímã Tech.