Todas Tech: Novo Mundo investe em formação de tecnologia gratuita para mulheres

0

Diante da dificuldade das empresas brasileiras em contratar executivas para a área de tecnologia da informação (TI), a varejista Novo Mundo investe na capacitação exclusiva e gratuita de mulheres com o programa 'Todas Tech', uma parceria com a edtech Ímã Tech. Segundo o estudo de empregabilidade no mercado de TI, realizado pela Gama Academy em 2023, a baixa qualificação, a ausência de habilidades técnicas e soft skills são os principais fatores que causam obstáculos a 54% das empresas no Brasil na hora da contratação de mulheres para cargos elevados em tecnologia.

A disparidade entre a presença feminina e masculina no ramo de tecnologia não é apenas um problema nacional, no entanto. De acordo com o relatório Global Gender Gap 2022, publicado pelo Fórum Económico Mundial, a percentagem de mulheres formadas em Tecnologia da Informação e Comunicação é de 1,66% em contraste com 8,22% dos homens formados.

"Quando pegamos hoje o quadro de pessoas que compõem a TI, vemos que 95% são homens. Apesar de tentarmos recrutar mais mulheres, abrindo vagas e oferecendo curso prático na nossa academia de inovação, sempre tivemos dificuldade para diversificar o departamento tecnológico. Então, fechamos parceria com uma escola que se comprometeu a montar uma turma só de mulheres para trazermos para a Novo Mundo as que se destacarem", comenta o diretor de TI da Novo Mundo, Matheus Sepulveda.

O programa Todas Tech será lançado no próximo dia 8 de maio e as inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de maio no site. Com duração de seis meses e metodologia que mescla aulas ao vivo e gravadas, o Todas Tech oferecerá direcionamentos técnicos, aulas e dinâmicas voltadas para o ensino de habilidades comportamentais (soft skills), além da realização de projetos práticos durante toda a formação.

As inscritas irão passar por um processo seletivo dividido em três etapas: uma avaliação quanto ao histórico escolar e profissional, um breve teste de lógica, e o envio de um vídeo de apresentação, para a avaliação de soft skills. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 1º de junho, e as aulas começam no dia 5.

Destinado a mulheres a partir de 16 anos, residentes em Goiás e Distrito Federal, o programa contará com módulos de Lógica e Algoritmos, Programação Frontend (HTML, CSS e Javascript), Introdução a Banco de Dados Oracle, Desenvolvimento Web: PHP com Laravel e Desenvolvimento Mobile (Dart e Flutter). Não é necessário ter conhecimentos prévios em tecnologia e programação.

Com foco na empregabilidade, o Todas Tech proporcionará uma experiência imersiva às alunas, por meio das aulas práticas e realização de projetos. "Organizações maduras como a Novo Mundo já entenderam que a única forma de ajudar a tornar a área de tecnologia mais plural é com investimento na formação dessa mão-de-obra com foco específico para mulheres", afirma Celso Brandão, CEO e fundador edtech goiana Ímã Tech.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.