A Bolsa de Mercadorias & Futuros (BM&F) começa a colher os resultados da implantação de uma solução para a gestão de manutenção predial dos seis edifícios onde opera suas atividades. O projeto, que adotou a solução da IFS Applications, implantada pela Ifactus, empresa do Grupo Procwork, envolveu a instalação dos módulos de manutenção, gerenciamento de documentos e modelador de negócios.
De acordo com Mário Antônio Carneiro, chefe da divisão de sistemas administrativos e de automação da BM&F, além da estabilidade e da performance do IFS Applications, a Bolsa passou a ter mais agilidade e eficiência no controle de seus processos de manutenção, desde a solicitação do usuário, passando pela abertura da ordem de serviço, até a execução do pedido, que são feitos por sua área administrativa. Outro benefício, apontado por ele, é o acompanhamento que a solução oferece para cada procedimento realizado nos edifícios.
?Antes, toda a operação era feita de forma manual e, apesar de ter um processo definido, não era estruturado. Agora, com o IFS Applications, tudo é registrado, o que nos permite contar com uma informação que está atualizada diariamente, garantindo a otimização de todas as atividades?, comenta Carneiro. A reestruturação dos processos do setor de manutenção através do sistema está auxiliando a Bolsa na conquista da certificação ISO 9001:2000 para a área administrativa.
Com a solução, a BM&F também passou a monitorar a vida útil de seus equipamentos, realizar manutenção corretiva e preventiva, além de ter acesso a informações sobre as despesas para o controle de orçamento e das obras de construção civil. ?É um verdadeiro raio X dos seis prédios onde operamos. Sabemos tudo o que precisa ser feito a curto, médio e longo prazos?, ressalta José Luiz Velani, chefe do departamento administrativo.
Visando facilitar e otimizar ainda mais a gestão administrativa, a intenção da BM&F para a segunda fase do projeto é integrar o IFS Applications com os módulos de estoque. Dessa forma será possível visualizar através do sistema desde a necessidade de compra de materiais até o controle de estoque e o atendimento das ordens de serviço.
O ponto chave para a BM&F, segundo Valdir Pandolfi, diretor de alianças e parcerias da IFS do Brasil, é que agora ela poderá acompanhar todas suas ordens de serviço desde a sua abertura até a sua finalização, possibilitando um maior controle de seu processo de manutenção predial.