Instituto Telemar e Escola do Futuro da USP criam projeto de tecnologia nas escolas públicas

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O Censo Escolar realizado em 2005 revelou que 37,83% das escolas de ensino fundamental do país têm computador em alguma de suas dependências. O resultado dessa pesquisa é visível no estudo da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, o Pisa, que apontou que alunos com acesso a computadores e internet têm melhor desempenho do que os estudantes que não possuem esse tipo de recurso.

Para auxiliar no processo de inserção da tecnologia nas escolas públicas, o Instituto Telemar em parceria com a Escola do Futuro da USP, núcleo transdisciplinar de pesquisa, desenvolveu o Projeto Telemar Educação (PTE), com a finalidade de implementar computadores, impressoras e scanner com conexão à internet para estimular a aprendizagem dos estudantes de 5º a 8º série.

Concebido pelo Instituto Telemar, o projeto pedagógico, transdisciplinar e tecnológico foi desenvolvido pela Escola do Futuro da USP em 2000 para criar uma comunidade virtual de aprendizagem com professores e alunos de escolas públicas brasileiras. Atualmente, o PTE beneficia 67 instituições de regiões de baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), realizando cursos de Formação Presencial e a distância para formar professores que atuam como coordenadores do projeto nas escolas da região.

Para Silvia Fichmann, coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem (LINCA) da Escola do Futuro da USP, o principal objetivo é que ?professores possam utilizar o computador como uma ferramenta educacional em suas práticas pedagógicas e, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras?, comenta.

Os alunos do projeto participam ainda de fóruns, bate-papo e utilizam o portal para publicação de trabalhos e interação com a comunidade virtual. Os coordenadores auxiliam os alunos na escolha de um tema para o desenvolvimento de projetos comunitários que atendam às necessidades da comunidade, como os projetos ?Higiene Bucal?, ?Aprenda a Ler brincando?, ?Principal Causa da Desnutrição?, entre outros, desenvolvidos por grupos em escolas do Brasil.

?As nossas pesquisas dentro do projeto demonstram que estamos no caminho certo, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida destas comunidades, para o desenvolvimento da cidadania e para a valorização da diversidade e das riquezas regionais?, completa Silvia.

Visando a ampliação das ações, o PTE também está sendo implementado em secretárias de educação dos estados interessados em participar da Comunidade Virtual. O estado de Pernambuco foi o primeiro a implementar o Projeto em escolas públicas de sua rede estadual. Os cursos de Formação Presencial aconteceram nos meses de março e abril, nas cidades de Petrolina e Recife, com a capacitação de 43 coordenadores do Núcleo de Tecnologia Educacional.

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