A Juniper Networks anunciou a criação da Open IPTV and Multiplay Initiative, programa para possibilitar a implementação de ofertas de serviços IPTV e multiplay. Como primeira fase dessa iniciativa, a fabricante lançou nesta quinta-feira (8/6) o Open IP Service Creation Program com a disponibilidade imediata de uma interface de programação de aplicação (API) aberta, que permitirá a interação das aplicações com uma rede IP.
O Open IP Service Creation Program, segundo a Juniper, permite que provedores de conteúdo e aplicações de serviços complementares de infra-estrutura e desenvolvedores utilizem as interfaces abertas e o ambiente de programação do SDX-300 Service Deployment System para criação de ofertas e funcionalidades de serviço.
Várias empresas desenvolveram interfaces ou aplicações de software para o SDX-300 usando suas APIs. Entre elas, estão Microsoft, Siemens, Exent Technologies, RealNetworks, Ellacoya Networks, Tropos Networks, IBM e SeaChange International.
Outra novidade apresentada pela Juniper foram os aprimoramentos nos roteadores E-series Broadband Services, que permitem que os provedores de serviços usem padrões abertos para a implementação de serviços multiplay. O roteador série E, segundo a empresa, é o primeiro a suportar L2CP do IETF, padrão que possibilita a comunicação em tempo real com plataformas de terceiros, como DSLAMs (Digital Subscriber Line Access Multiplexer).