Contribuinte com e-CPF receberá restituição do IR antes

0

Conforme cronograma divulgado nesta semana, a Receita Federal do Brasil liberou às 8h desta sexta-feira (8/6) a consulta ao primeiro lote de restituições do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (ano-base 2006). Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br), bastando informar o número do CPF.

Nesse lote foram liberadas 14.120.281 declarações, das quais 932.794 para contribuintes com imposto a restituir, no valor de R$ 999.999.950,78, todos com idade igual ou superior a 60 anos, de acordo com o Estatuto do Idoso. Pelas regras estipuladas pela Receita, os contribuintes que usaram o sistema de assinatura digital e-CPF também terão prioridade para receber a restituição.

A medida tem como objetivo incentivar mais contribuintes a usar o CPF eletrônico, que permite ao contribuinte fazer consultas à Receita e apresentar documentos, entre outros procedimentos, sem precisar ir até uma unidade da Receita. A secretaria estima que apenas 1% dos contribuintes possui e-CPF atualmente.

O valor da restituição terá correção total de 2,03%, referentes aos juros Selic de maio (1,03%) e 1% de junho. O dinheiro estará disponível para saque no dia 15. Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá se dirigir a uma das agências do Banco do Brasil ou ligar para 4004-0001 nas capitais ou 0800-729-0001 nas demais cidades e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco do qual seja correntista. A consulta ao extrato de processamento da declaração poderá ser feita na internet (www.receita.fazenda.gov.br).

A restituição ficará disponível no banco por um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la mediante o formulário eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), disponível na internet. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível no banco e reclamar a diferença na unidade local da Receita.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.