A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) apresentou, durante o lançamento do Ciab Febraban 2009, os resultados de 2008 no setor bancário de investimentos em TI. Os índices demonstram mais uma vez positividade e um aumento de investimentos em determinados segmentos da tecnologia da informação. No ano passado, o total de despesas e investimentos representa R$ 16,2 bilhões, diante de R$ 14,9 bilhões registrado em 2007. Os estudo refere-se ao "Setor bancário em Números".
Segundo Gustavo Roxo, diretor setorial de tecnologia da Febraban e coordenador do Ciab, as instituições financeiras são as grandes influenciedoras para que outras empresas no Brasil investam em tecnologia e na consequente melhoria do seu processo de produção. "Os bancos são um paradigma no setor de TI brasileiro", afirma. "A 'bancarização' pode ser uma ferramenta que atua junto com as empresas, para o desenvolvimento de novos serviços à população", completa.
Entre os números apresentados, nesse ano destaca-se o crescimento expressivo do investimentos em outsourcing e terceirização. O estudo revela que os bancos aumentaram a utilização de serviços prestados por fábricas de softwares. "Acho que a tendência de outsourcing já vem de vários anos nos grandes bancos e procuram aumentar cada vez mais os investimentos", aponta Gustavo Roxo.
A contratação de empresas que forneçam soluções de software aumentou 20%, em relação a 2007. Por outro lado, o setor de telecomunicações manteve-se estável, com 73% de prestação de serviços no setor. "Vejo que os custos de telecom têm caído para o consumidor final e pessoa jurídica e não acho que isso acontece no setor bancário. O que nós estamos vendo é uma clara estabilidade, mostrando que os custos estão se mantendo", afirma o representante da Febraban.
Porém, os investimentos em terceirização de infraestrutura dos datacenter (hosting/colocation), backup site, manutenção de sistemas legados e body shop apresentem redução significativas. Na mesma seqüência dos segmentos anteriores, os números indicam quedas de 6%, 11%, 16% e 24% em 2008. Segundo Roxo, isso se deve a mudança de preocupação dos bancos, que deram mais importância aos softwares e estruturas, do que nos investimentos em hardware.
Diante dos resultados, Gustavo Roxo afirma que ainda muitos modelos de outsourcing estão sendo utilizados e testados entre as instituições financeiras. "Ainda não existe um modelo universal de terceirização. Isso está numa fase de evolução e os bancos estão investindo para melhorar os seus serviços. Ela ainda é imatura e tem muito a evoluir", diz.
Evento bancário
De 17 a 19 de junho será realizado o Ciab Febraban 2009, cujo tema é a Bancarização. Participarão 92 especialistas, com painéis e expositores, que trarão as últimas novidades em investimentos em tecnologia da informação nas instituições financeiras.
Serviços:
Ciab Febraban 2009
Data: 17,18 e 19 de junho
Local: Hotel Transamérica