A Locaweb implementou a solução nos suítes Cisco da série Catalyst 6500. A tecnologia permite que os equipamentos redundantes centrais da rede funcionem como um único suite virtual e o processamento de todo o tráfego de dados seja igualmente compartilhado entre eles.
De acordo com a companhia, além de aumentar a facilidade de administração do ambiente, ela pode oferecer aos clientes uma rede mais confiável e com capacidade de processamento duplicada. Eventuais falhas técnicas no ponto central da rede serão praticamente imperceptíveis. Com a funcionalidade, o tempo de recuperação em uma parada é menor do que 1 segundo, garantindo a plena disponibilidade dos serviços.
Normalmente, em projetos de redes, o equipamento de redundância fica em stand-by, sendo acionado somente em caso de parada do equipamento principal, o que gera expectativa quanto ao funcionamento adequado do equipamento substituto. "O VSS permite que as duas estruturas atuem juntas, com mais segurança e eficiência para todo o sistema", diz Breno Lastra, gerente de redes da companhia.