A Universidade Cidade de São Paulo (Uicid) incluiu o tema TI verde na grade do curso tecnológico de redes de computadores. O objetivo é preparar o aluno para atuar nessa função com conceitos tecnológico e de responsabilidade socioambiental. De acordo com o professor responsável, Anselmo Lucas, os equipamentos de TI já são responsáveis por 2% das emissões de CO2 em todo mundo.
O tema será estendido aos alunos dos demais curos da área de informática nos próximos dois anos. "Durante as aulas, além de ter acesso a todas as informações referentes ao novo conceito, vamos elaborar um projeto de redução de despesas para as empresas em que os alunos trabalham. Esse levantamento poderá levar à redução de até 30% dos custos com TI".
"O profissional especializado será o responsável por promover economia no consumo de energia elétrica, o que trará grandes benefícios financeiros às empresas", diz. Para ele, o foco atual do mercado é como administrar a tecnologia no interior das organizações de forma sustentável. "Por esse motivo, os profissionais que atuam nessa área já começam a ser caçados pelas grandes empresas aqui no Brasil".