O governo chinês publicou nesta terça-feira, 8, um documento no qual analisa o uso da internet no país, sua penetração entre a população e distribuição nas diferentes regiões. De acordo com o relatório, no ano passado, a China registrou 384 milhões de internautas, a maior população on-line do mundo, e distribuição das conexões em 99,3% das cidades do país.
No entanto, apesar de a população conectada à web ter crescido mais de 600 vezes em dez anos, o número de internautas representa apenas 28,9% da população do país. Destes, 72,2% estão em áreas urbanas, contra 27,8% nas zonas rurais.
A internet na China se concentra principalmente na costa leste do país, onde estão as províncias abertas ao mercado exterior e, por conseguinte, a maioria da população de classe econômica mais elevada. O documento mostra que 40% dos internautas chineses estão na costa leste, enquanto 21,5% estão na costa oeste.
O relatório aponta que, para os próximos cinco anos, a meta do governo chinês é expandir a rede mundial de computadores para 45% de toda a população do país e investir na melhoria da distribuição dos acessos. O documento ressalta que a China ainda precisa de "árduos esforços para vencer o 'gap digital' existente entre as diferentes regiões do país".
- Exclusão