Depois de a IDC ter revisto para baixo a projeção de vendas de PCs para este ano, agora é a vez do Gartner reduzir a estimativa de crescimento do mercado mundial. A consultoria calcula que haverá uma expansão menos acentuada, de 9,5%, ante os 10,5% previstos inicialmente, com a venda de 385 milhões de computadores neste ano, contra 352 milhões de unidades contabilizadas em 2010.
O estudo aponta que o consumo de PCs pelo chamado usuário doméstico está desacelerando e que a queda nas vendas deve ser atenuada pelo mercado corporativo. A consultoria atribui a retração à desaceleração nas vendas de PCs portáteis. "A venda de netbooks teve retração notável ao longo dos últimos trimestres, o que ocasionou uma queda substancial na comercialização de PCs portáteis", disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisas do Gartner.
Outro fator apontado por ele para a desaceleração das vendas é a expressiva demanda por tablet PCs, como o iPad, o que fez também com que muitos consumidores adiassem a compra de novos portáteis.
O Gartner ressalta, no entanto, que nos próximos 18 meses o mercado mundial de PCs deve ganhar um impulso em razão da renovação do parque de máquinas nas empresas.
- Desaceleração