Os gigantes da tecnologia Google, Apple, Microsoft, Amazon e Facebook ocupam os cinco primeiros lugares na edição 2017 do BrandZ das Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas que foi divulgado nesta quinta-feira,8, pela WPP e Kantar Millward Brown.
A Amazon registrou o maior crescimento do valor em dólar de todas as marcas das Top 100, aumentando US$40.3 bilhões (+41%) e chegando ao valor de marca de US$139.3 bilhões, ocupando a quarta posição no ranking. O gigante do varejo continuou focado no seu ecossistema tecnológico aprimorado para atender às múltiplas necessidades dos consumidores tais como compras on-line, entrega rápida e entretenimento, bem como a introdução de novos serviços habilitados para inteligência artificial, incluindo entrega de suprimentos e o assistente pessoal Alexa.
Google, Apple e Microsoft se mantiveram entre os Top 3, aumentando o valor de marca em 7% para US$245.6 bilhões; em 3% para US$234.7 bilhões e, em 18% para US$143.2 bilhões, respectivamente, comparado com o ano passado. Facebook ocupa o quinto lugar, com crescimento de 27% passando para US$129.8 bilhões. Um ponto a destacar é que 25% do valor total das Top 100 marcas mais valiosas do BrandZ é composta pela soma dos valores combinados das Top 5, o que reforça sua importância no cenário atual de negócios.
Outros destaques do ranking deste ano incluem a marca chinesa Tencent (número 8), impulsionada pelo aumento do uso de sua plataforma social WeChat que entrou no Top 10 pela primeira vez, com aumento no valor de marca (27%, US$108.3 bilhões). Adidas foi a marca com percentual de crescimento mais rápido (+58%, US$8.3 bilhões), seguida pela marca chinesa Moutai (+48%, US$17 bilhões).
Como a maior e definitiva plataforma de construção de marca do mundo, o ranking BrandZ reflete as marcas que estão integradas nos estilos de vida do consumidor atual. Este é o único estudo de avaliação de marcas que combina, globalmente, entrevistas com mais de 3 milhões de consumidores, análise de resultados e análise de performance de cada empresa (usando dados da Bloomberg e da Kantar Worldpanel).
Este ano, o valor total das Top 100 marcas cresceu 8% chegando a US$3.64 trilhões, comparado com 3% em 2016. O número de marcas que valem mais de US$ 100 bilhões aumentou de seis para nove. O valor total das marcas que integram o ranking aumentou 152% comparado a 2006 (seu primeiro ano), e sua composição se deslocou para marcas de tecnologia inovadoras, centradas no consumidor, com enorme alcance e poder de construção de marca. O Top 10 da BrandZ em 2017 vale quase tanto quanto o Top 100 total em 2006 (US$ 1,42 trilhões vs US$ 1,44 trilhões) e cresceu + 249% em valor, em comparação com + 152% para o Top 100 como um todo.
O valor das Top 100 Marcas Globais do BrandZ confirma que as marcas fortes continuam a superar seus concorrentes. Em comparação aos benchmarks chave dos últimos 12 anos, o portfólio BrandZ das top 100 marcas globais mais valiosas cresceu 50% a mais em valor que as S&P 500 e 3.5 vezes mais que MSCI All Country World Index.
O ranking de 2017 mostra que o resultado do poder de marca foi verdadeiramente direcionado para marcas de tecnologias focadas no consumidor e que desenvolvem ecossistemas que atendam a suas necessidades, simplificando o mundo cada vez mais complexo. Mais da metade do valor total das 100 marcas globais mais valiosas é formado por marcas relacionadas à tecnologia (uma definição que inclui empresas de telecom e varejo online), em torno de 1/3 em 2006, e que cresceram 16% no último ano comparado com 4% para as marcas não tecnológicas.
Nove das Top 10 são empresas ligadas à tecnologia, assim como todas as sete marcas que entraram este ano no Top 100: XFinity, YouTube, Hewlett Packard Enterprise, Salesforce, Netflix, Snapchat e Sprint.
O varejo foi a categoria com crescimento mais rápido, com aumento de 14% em valor nos últimos 12 meses, principalmente em função das marcas de e-commerce como Amazon e Alibaba que, são empresas nativas da internet mas que também incluem lojas físicas em sua rede de vendas.
No geral, o crescimento de valor dos varejistas puramente online aumentou 388% desde 2006, enquanto os varejistas tradicionais caíram 23% à medida em que demoraram mais para adaptar sua oferta incluindo a venda online. A categoria tecnologia cresceu (13%), enquanto fast food foi a terceira categoria com maior crescimento no ano (7%), pois as principais marcas introduziram alimentos frescos valorizando seus cardápios, além de trazer inovações nos pontos de contato com clientes que melhoraram a experiência de marca.
BrandZ Top 10 Marcas Globais Mais Valiosas 2017
Rank 2017 | Brand | Category | Brand value 2017 ($M) | Brand value change | Rank 2016 |
1 | Tecnologia | 245,581 | +7% | 1 | |
2 | Apple | Tecnologia | 234,671 | +3% | 2 |
3 | Microsoft | Tecnologia | 143,222 | +18% | 3 |
4 | Amazon | Varejo | 139,286 | +41% | 7 |
5 | Tecnologia | 129,800 | +27% | 5 | |
6 | AT&T | Provedor de Telecom | 115,112 | +7% | 4 |
7 | Visa | Meios de pagamento | 110,999 | +10% | 6 |
8 | Tencent | Tecnologia | 108,292 | +27% | 11 |
9 | IBM | Tecnologia | 102,088 | +18% | 10 |
10 | McDonald's | Fast food | 97,723 | +10% | 9 |
Valkiria Garré, CEO da Kantar Millward Brown, comentou que "vivemos na era dos gigantes da internet que desenvolveram ecossistemas cada vez maiores, que se conectam com os consumidores para tornar a vida mais fácil, simples e melhor. A tecnologia centrada no consumidor redefiniu nossas expectativas, e agora sabemos com certeza que produtos, serviços, ferramentas e conteúdo estão imediatamente disponíveis ao nosso alcance. Essas marcas também demonstram grande elasticidade – elas têm confiança e se sentem confortáveis em novos territórios e novas categorias para desenvolver e expandir suas bases de clientes ".
Em termos de regiões, as marcas norte-americanas dominaram o ranking, com 54 marcas no BrandZ Top 100, valendo 71% do valor total das marcas. No último ano, essas marcas cresceram 12% comparado com a média de 1% de declínio para marcas originárias do resto do mundo exceto China, onde a maioria das marcas registrou crescimento de 11% na média, com exceção das estatais.
David Roth, CEO EMEA e Asia e The Store WPP comenta: "O ranking Top 100 deste ano continua demonstrando que marcas fortes garantem mais valor para os acionistas, independente de cenários externos desafiadores. Chamados de "os cinco assustadores", os gigantes tecnológicos que lideram o ranking são os "cinco terríveis" para seus concorrentes, dado seu enorme poder de marca e uma posição de mercado aparentemente inabalável".
As Top 20 marcas B2B aumentaram seu valor em 11%. Microsoft mantém-se em primeiro lugar, cresceu 10% e US$143.2 bilhões de valor, enquanto a Shell apresentou o crescimento mais rápido nessa categoria, 23% e $18.3 bilhões. O ranking mostra também que na medida que o mundo digital cria sobreposição entre os negócios e os ambientes de consumo, a fronteira entre B2B e B2C está desaparecendo, criando marcas B2H (Business to Human).
As tendências que se destacam no ranking BrandZ Global Top 100 deste ano incluem:
- Os ecossistemas de tecnologia centrados no consumidor tornam as marcas indispensáveis
Os consumidores podem realizar cada vez mais uma série de atividades, desde compras online até assistir a televisão, sob a bandeira de uma marca e em vários dispositivos. Esta conveniência para os consumidores também permite que as marcas mais poderosas minimizem o risco de perda de consumidores.
- As novas marcas estão cada vez mais globais, permitindo-lhes crescer rapidamente
A tecnologia permite que as empresas apresentem suas ofertas globalmente desde o primeiro dia. Isto está promovendo uma nova geração de empreendedores, que não está restrita pelos limites geográficos ou setoriais que tradicionalmente limitaram a velocidade e a escala de crescimento.
- Empresas tradicionais não tecnológicas estão adotando a tecnologia para inovar e aumentar o apelo para consumidores
A Adidas, marca de mais rápido crescimento, introduziu a impressão 3D para produzir seus calçados, por exemplo, enquanto a marca de fast food Domino´s Pizza oferece aos clientes um rastreador de pedidos em tempo real.
- As BrandZ Top 100 estão mais jovens
A média atual de idade das marcas é 67 anos, comparado com os 84 anos em 2006, refletindo a entrada de novas marcas de tecnologia e marcas chinesas emergentes.
- Marcas que deixam claro como podem melhorar a vida de seus consumidores
Huawei e Toyota, cresceram em média três vezes mais nos últimos 12 anos (as três maiores cresceram +170% comparada às três menores cujo crescimento foi de 57%).
- Uma boa comunicação coloca as marcas na ponta da vantagem competitiva.
As três maiores com comunicações mais fortes (incluindo McDonald's e L'Oréal Paris) aumentaram 196% em valor, comparado com 47% para as três menores. Isso ocorreu, pois elas amplificaram com sucesso a diferenciação que criaram.
O relatório e o ranking BrandZ Top 100 Marcas Globais Mais Valiosas, e uma grande quantidade de informações das marcas em regiões-chave do mundo e 14 segmentos de mercado, estão disponíveis online O relatório global, rankings, gráficos, e artigos podem também ser encontrados no app BrandZ que contém os mesmos recursos e funcionalidade para os relatórios regionais e seu download é gratuito para Apple IOS e todos os aparelhos Android no www.brandz.com/mobile ou procure por BrandZ nas lojas do iTunes ou Google Play.