Aconteceu nesta quinta-feira, 7, o Google For Brasil, evento que marcou o lançamento e uma série de iniciativas disponíveis para os consumidores brasileiros, uma vez que o Brasil representa um dos maiores mercados da gigante de buscas, que oferece 7 plataformas localmente – Busca, Android, Chrome, YouTube, Maps, Play Store e Gmail – que somados representam mais de um bilhão de usuários.
Segundo Fábio Coelho, CEO do Google Brasil, mais do que esse número expressivo de adeptos, o alto engajamento desse público é o fator ais relevante, principalmente de usuários móveis, onde o Brasil está entre os 5 maiores mercados em volume de pesquisas em dispositivos móveis, que nos últimos 12 meses registrou um crescimento de 25%.
Por esse motivo, um dos principais anúncios foi o smartphone com Android Go, que roda a versão foi anunciado em dezembro do ano passado, que já conquistou mais de 100 fabricantes mundialmente e agora chega ao país pelas empresas Positivo, Alcatel e Multilaser, que estão de olho num mercado que soma de mais de 10 milhões de dispositivos com 1GB de memória RAM, condição para a qual o Android Go foi desenvolvido, buscando melhor performance, melhor navegação na Internet e aplicativos na Google Play recomendados, apesar de aceitar todos os disponíveis na loja.
O Android Oreo (Versão Go) foi construído com o objetivo de trazer mais rapidez e fluidez para os dispositivos de entrada. O resultado disso é que, em média, os aplicativos iniciam 15% mais rápido em dispositivos com Android Go. Contando o espaço usado pelo sistema operacional e aplicativos pré-instalados, é comum que os dispositivos de entrada tenham muito pouco espaço de armazenamento disponível para o usuário.
Isso pode ser frustrante para pessoas que querem mais espaço para suas músicas, aplicativos e fotos. Por isso, o Google trabalhou para tornar o seu sistema operacional o mais compacto possível e também otimizou seus aplicativos pré-instalados para ocupar 50% menos espaço no Android Go. O resultado disso é que os donos desses aparelhos terão o dobro da quantidade de armazenamento disponível.
Os cinco modelos de aparelhos anunciados pelos fabricantes estarão no mercado nos próximos meses. O primeiro a chegar, ainda em junho, pelo preço sugerido de R$ 699,00, será o Positivo Twist Metal S531. Nos meses seguintes, será a vez do Positivo Twist Mini S431, Alcatel 1, Multilaser MS50G
Google Assistente em smartphones
O Google Assistente é uma das plataformas que está obtendo sucesso no mercado brasileiro, colocando o português como a segunda língua mais acessada em smartphone, perdendo só para o inglês.
Por isso, o Google anunciou uma série de novidades para aumentar o uso do Google Assistente, como por exemplo, ouvir notícias de veículos como CBN?, Jovem Pan?, O Globo?, Rádio Globo?, Veja?, entre outros. Nos próximos meses, ele ganhara novas features, como streaming de vídeos no Globoplay, fazer reserva de uma mesa em restaurantes através do Restorando?. Outra novidade será a possibilidade de usá-lo para pedir comida pelo iFood?, comprar entrada de cinema pelo Ingresso.com ?ou chamar um carro pelo 99?.
Outra implementação vem sendo desenvolvida pela Vivo, que incorporou a tecnologia do Google Assistente na Aura, plataforma de atendimento ao cliente da Vivo, que vai permitir que a operadora disponibilize por simples comando de voz a fatura, saldo, uso de dados do seu plano, a partir de setembro próximo.
Além disso, Google vem trabalhando om mais de 30 parceiros no Brasil para trazer novas ações para o Google Assistente, permitindo que seus usuários usem apenas a voz em interações cada vez mais naturais com diversos serviços já presentes no seu dia a dia, como por exemplo, enviar mensagens no WhatsApp, ? ouvir músicas no Spotify?, ver vídeos no YouTube?, fazer streaming de séries no Netflix?, consultar o horóscopo do Terra? e perguntar por preços de produtos no Mercado Livre, sem necessidade de baixar a APP dessas empresas no smartphone.
Segundo o Google, existem mais de 1 milhão de ações que podem ser feitas com o Google Assistente no mundo, para simplificar a vida dos consumidores móveis.
Cabo submarino aumenta capacidade
O presidente do Google Brasil anunciou também que o cabo submarino Monet, que conecta Boca Raton, na Flórida, à Fortaleza e depois Praia Grande, no Brasil, já está em operação. Construído em parceria com Algar Telecom, Angola Cables e Antel, o ele tem 10.556 quilômetros de extensão e seis pares de fibra óptica, capazes de entregar até 64 terabytes de dados por segundo.
Até o fim do ano, outros dois novos cabos submarinos serão ativados: o Tannat, que liga Praia Grande à cidade de Maldonado, no Uruguai, com uma capacidade estimada em 90 terabytes por segundo, que atenderá principalmente os usuários do Cone Sul; o Junior, com 390 quilômetros de extensão, conecta Praia Grande, no litoral de São Paulo, ao estado do Rio de Janeiro, melhorando o fluxo de dados entre dois estados, que concentram grande numero de usuários. O Junior foi desenvolvido no Brasil para Padtec, de Campinas.
Google Maps com mais recursos
A partir de hoje, o motorista poderá usar o Google Maps para se orientar onde está a zona de rodizio de acordo com chapa do veiculo. Ele também incluiu mais cidades no seu serviço de informações sobre disponibilidade de ônibus em tempo real em nove cidades: Campina Grande, Ponta Grossa, Camboriú, Mauá, Ribeirão Pires, Uberaba, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul e Campinas, além das linhas da EMTU.
Ao todo, 15 cidades no Brasil contam com os horários de ônibus em tempo real (Curitiba, Belo Horizonte, Campo Grande, Londrina, São Paulo e Rio de Janeiro já ofereciam essa opção). Além disso, recentemente, o Google Maps melhorou a experiência para quem anda nos coletivos ao avisar quando está na hora de descer. Assim, a pessoa não precisa se preocupar se pegar no sono ou se quiser ouvir música no caminho.
O Maps estabeleceu uma parceria com o Guia da Semana, para indicar bons roteiros para os consumidores, como por exemplo, qual estabelecimento é o melhor lugar pra assistir os jogos da Copa do Mundo da Rússia. Uma parceira com o Restorando – que disponibiliza quase mil restaurantes para reservar mesa diretamente do Maps – resultou num aumento de 40% no número de restaurantes desde o lançamento em fevereiro.
Google Notícias e as eleições
As eleições brasileiras estão provocando controvérsias em relação à veracidade das informações em contraposição com as matérias fabricadas ou más intencionadas, as "fake news". Para ajudar os jornalistas a usar o poder dos dados para cobrir uma eleição e conseguir identificar notícias enganosas, o Google, só no ano passado, treinou 18 mil jornalistas no Brasil. Os cursos são oferecidos em parceria com a National Newspaper Association, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e o First Draft New,
Marcos Tulio, coordenador do Google News Lab Brasil, explica que não existe uma "bala de prata" para descobrir se uma notícia é realmente uma "fake news", pois um trabalho desenvolvido pela First Draft News – um projeto do Centro Shorenstein de Mídia, Política e Políticas Públicas da Universidade de Harvard – ele pode ser classificada de sete maneiras, como por exemplo, ser uma opinião, usada fora do tempo e contexto, ser mal elaborada, etc. ou de fato "fabricada". "Por isso, nosso objetivo é inundar o mercado com notícias de qualidade", enfatiza.
Em 2018, mil estudantes e jornalistas brasileiros iniciaram o curso on-line "Como cobrir as eleições sem cometer erros". Hoje, o Google está anunciando um novo curso gratuito que ajudará estudantes, repórteres e editores de jornalismo no Brasil a identificar e desmascarar a desinformação on-line. As inscrições começam dia 25 de junho.
"Preferia chamar o nome do curso de como descobrir as fake news para não chamá-las mais desse nome", diz o coordenador do News Lab Brasil, que faz parte de uma rede que existe também outros países, como uma equipe de 35 profissionais dedicados, além de colaboradores de outras áreas do Google.
Além disso, com suporte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será possível pesquisar pelo nome dos mais de sete mil candidatos estimados que estarão concorrendo a postos em nível federal neste processo eleitoral e ter acesso às informações e notícias mais relevantes sobre eles. Cada candidato à Presidência poderá postar suas prioridades de campanha diretamente no Google, permitindo que o eleitor veja seus posicionamentos.
"Nesta eleição, os usuários poderão se manter atualizados sobre as principais datas, os candidatos e outras notícias importantes do processo de votação, tudo isso na Busca do Google. Com informações certas e confiáveis ao seu alcance, esperamos que fique um pouco mais fácil fazer a escolha certa na hora de votar", afirmou Berthier Ribeiro-Neto, diretor de engenharia do Google América Latina.
Outra novidade foi o anúncio da parceria com a Band para a transmissão ao vivo do primeiro debate presidencial da TV com exclusividade no YouTube, no dia 9 de Agosto. No dia da votação, os cidadãos poderão acompanhar em tempo real os resultados da apuração e votação de cada candidato.