Outra vantagem da desagregação dos componentes da solução Open WiFi está na possibilidade de adição, ou mesmo da migração para novos access points padrão WiFi 6E, sem necessidade de substituição da gerência dos serviços. Para provedores de serviços de internet (ISPs), o Open WiFi facilita a implantação e o gerenciamento de hotspots públicos, complementando seu portfólio de serviços. Além disso, com o Open WiFi, provedores de serviços, fornecedores de equipamentos e integradores podem desenvolver soluções customizadas para nichos específicos do mercado, de forma simples e rápida.
Pedro Augusto Farias, coordenador técnico do TIP Community Lab do CPQD, enfatiza que a infraestrutura está disponível para operadoras e ISPs interessados em avaliar e explorar a solução Open WiFi do Telecom Infra Project. "O Open WiFi irá proporcionar flexibilidade e desagregação entre hardware e software, de modo que os provedores tenham o menor impacto possível ao evoluir suas redes, mantendo a gerência eficiente e unificada", enfatiza Farias.
O TIP é uma comunidade colaborativa global que tem o objetivo de acelerar o ritmo da inovação no setor de telecomunicações, contribuindo para a construção das redes do futuro por meio do desenvolvimento de novas tecnologias e modelos de negócios. O CPQD é membro do TIP desde o final de 2017 e, em 2018, tornou-se um TIP Community Lab.