A Philips Electronics anunciou nesta terça-feira (8/7) que decidiu terceirizar todas as operações de sua divisão de monitores para computadores para a TPV Technology, fabricante chinesa de monitores que controla a AOC. O objetivo com a transferência da produção é melhorar a lucratividade da divisão.
A TPV, que tem sede em Hong Kong, produzirá e comercializará todos os monitores da marca Philips no mundo por meio de um acordo de licenciamento.
A Philips, cuja divisão de televisores vem apresentando déficits devido à feroz concorrência de rivais como o grupo Amtran, de Taiwan, anunciou que realizará operações de provisões no valor total de 66 milhões de euros (o equivalente a US$ 103 milhões). A cifra é parte de um total de 125 milhões de euros em provisões que a empresa espera constituir este ano, de acordo com anúncio feito em abril.
A fabricante holandesa registrou queda superior à esperada em seu lucro, em abril, com aumento dos prejuízos nas operações de televisores. Na semana passada, a empresa anunciou que planeja cortar centenas de empregos devido a desaceleração das vendas e com vistas a ganhar competitividade.
Os analistas vêem a transação como positiva para a TPV, já que o uso de uma marca mundial poderá ajudar a empresa a ganhar participação no mercado mundial, que hoje é dominado pela Samsung Electronics e pela LG Display.