No primeiro trimestre, o número de CDs apreendidos contendo programas piratas atingiu 612 mil, de acordo com relatório divulgado nesta quarta-feira, 8, pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a Business Software Alliance (BSA) e a Entertainment Software Association (ESA).
Além disso, o documento informa que foram retirados do ar 140 sites que comercializavam softwares piratas, além de 10,6 mil anúncios destinados à divulgação do comércio de produtos ilegais, o que representa um aumento de 55% na comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, foram realizadas mais de 330 ações antipirataria em todo o Brasil.
Nos seis primeiros meses do ano, as entidades registraram 3,2 mil contatos, por e-mail e telefone, relacionados a denúncias e solicitação de informações. Como conseqüência, a BSA enviou 3,9 mil notificações extrajudiciais às companhias infratoras, além de iniciar 76 ações judiciais.
"Os números são bastante satisfatórios e revelam o intenso trabalho desenvolvido pelas esferas público e privada. É necessário dar continuidade e desenvolver novos mecanismos para conscientizar a população sobre os prejuízos que a pirataria traz para toda a sociedade.
- Ações antipirataria