A Bolsa de Valores de Nova York sofreu um ciberataque nesta quarta-feira, 8. O comunicado emitido por ela, no entanto, não diz se houve algum tipo de dano. Ela apenas afirma que a operação do pregão não foi afetada.
A NYSE Euronext, empresa que controla a Bolsa de Nova York, foi avisada pelas autoridades americanas que seu site havia sofrido um ataque de DoS (do inglês, denial of service), também denominados ataques de negação de serviços, que consistem em tentativas de impedir usuários legítimos de utilizarem um determinado serviço de um computador.
Em comunicado no site da NYSE Euronext, o porta-voz Ray Pellecchia, fez questão de frisar que tal ataque "não tem e não poderia ter impacto nos sistemas de negociações e dados da NYSE, já que operam em redes privadas".
A NYSE afirmou que neste momento trabalha em conjunto com investigadores para descobrir a origem do ataque e desvendar o caso.
No fim de semana, vários sites do governo americano, entre eles os da Casa Branca e do Pentágono, sofreram um ciberataque coordenado, com o mesmo mecanismo.
Um comunicado da agência de inteligência sul-coreana, divulgado nesta quarta, disse que mais de duas dezenas de sites daquele país e dos Estados Unidos também foram atacados por hackers possivelmente vinculados à Coreia do Norte.
- Crime cibernético