As vendas mundiais de firewalls (dispositivos de proteção de redes de computadores) atingiram US$ 2,95 bilhões no ano passado, cifra que deve crescer 56,9% até 2016, quando totalizará US$ 4,63 bilhões, de acordo com projeção da empresa de consultoria e pesquisa Frost & Sullivan.
A nova realidade dos ambientes de rede nas empresas, marcada pela proliferação de dispositivos móveis, o aumento da interconexão com tecnologias da web 2.0, a convergência e tecnologias emergentes como voz sobre IP (VoIP), além da computação em nuvem e da virtualização, devem nortear a partir de agora a atuação dos fornecedores de firewall no mnercado.
De acordo com a Frost & Sullivan, uma característica recente da indústria de firewall é a dificuldade de entrada de novos fornecedores. Segundo a empresa, no ano passado haviam em torno de 30 concorrentes no mercado, contra 40 em 2008 e 60 em 2007.
A empresa de pesquisas observa que os cinco maiores fornecedores do mercado respondem por 72,2% da receita total, o que indica dificuldades para novas empresas entrarem nesse setor.
- Projeção