Observabilidade de dados, motivo da IBM para compra da Databand

0

A IBM anunciou a aquisição da Databand, especialista no fornecimento de software de observabilidade de dados que ajuda as organizações a corrigir problemas em seus dados, incluindo erros, falhas no pipeline e má qualidade, antes que prejudiquem seus resultados. A notícia fortalece ainda mais o portfólio de software da IBM nas áreas de dados, IA e automação para abordar o escopo completo de observabilidade e ajudar as empresas a garantir que dados confiáveis sejam colocados nas mãos certas, dos usuários certos, no momento certo.

A Databand é a quinta aquisição da IBM em 2022, confirmando a estratégia da empresa em potencializar suas habilidades e capacidades em cloud híbrida e IA. A IBM adquiriu mais de 25 empresas desde que Arvind Krishna tornou-se CEO em abril de 2020.

À medida que o volume de dados continua a crescer a um ritmo inédito, as organizações enfrentam desafios para gerenciar a saúde e a qualidade de seus conjuntos de dados, o que é necessário para tomar melhores decisões de negócios e obter vantagens competitivas.

A observabilidade de dados é uma oportunidade de mercado em rápido crescimento e surge como solução essencial para ajudar as equipes de dados e engenheiros a entender melhor a saúde dos dados em seus sistemas e identificar, resolver e solucionar problemas automaticamente, como anomalias, mudanças de dados disruptivas ou falhas no pipeline, praticamente em tempo real. De acordo com a Gartner, a má qualidade dos dados custa às organizações uma média de 12,9 milhões de dólares por ano. Para ajudar a enfrentar esse desafio, a previsão para o mercado de observabilidade de dados é de forte crescimento.[1]

A observabilidade de dados leva as operações de dados tradicionais para o próximo nível, por meio do uso de tendências históricas para cálculo de estatísticas de cargas de trabalho de dados e de pipelines de dados diretamente na fonte, permitindo determinar se estão funcionando e identificando quaisquer problemas que possam existir. Quando combinada com uma estratégia full stack de observabilidade, ela pode ajudar as equipes de TI a rapidamente identificar e resolver problemas, desde infraestrutura e aplicativos até os sistemas de dados e de aprendizado de máquina (machine learning).

A abordagem aberta e extensível do Databand permite que as equipes de engenharia de dados se integrem facilmente e tenham maior observabilidade em sua infraestrutura de dados. Esta aquisição irá desbloquear mais recursos para que o Databand amplie suas capacidades de observabilidade para maiores integrações em diversas soluções comerciais e código aberto que impulsionem o data stack moderno. As empresas também terão total flexibilidade em relação a como executar o Databand, seja como serviço (SaaS) ou uma assinatura de software auto-hospedada.

A aquisição da Databand está baseada nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento da IBM, além de aquisições estratégicas nas áreas de IA e automação. Ao usar o Databand com o IBM Observability by Instana APM e IBM Watson Studio, a IBM está bem posicionada para abordar o escopo completo de observabilidade em todas as operações de TI.

Por exemplo, os recursos do Databand podem alertar equipes de dados e engenheiros quando os dados usados para alimentar um sistema de análise estiverem incompletos ou ausentes. Nos casos comuns em que os dados se originam em um aplicativo corporativo, o Instana pode ajudar os usuários a explicar de maneira rápida e precisa a origem dos dados ausentes e porque um serviço de aplicativos está sofrendo falhas. Juntos, o Databand e o IBM Instana proporcionam uma visão mais completa e explicável de toda a infraestrutura de aplicativos e do sistema de plataforma de dados, ajudando as organizações a evitar a perda de receita e de reputação.

"Nossos clientes são empresas baseadas em dados que dependem de dados confiáveis e de alta qualidade para alimentar seus processos de missão crítica. A falta de acesso a esses dados pode significar que seus negócios podem parar completamente", disse Daniel Hernandez, General Manager de Data and AI, IBM. "Com a inclusão do Databand, a IBM passa a oferecer o conjunto mais abrangente de capacidades de observabilidade em TI para aplicativos, dados e aprendizado de máquina e continua a fornecer aos nossos clientes e parceiros a tecnologia necessária para entregar dados confiáveis e IA em escala."

As soluções de observabilidade de dados também são uma parte fundamental da estratégia e arquitetura de dados mais amplas de uma organização. A aquisição da Databand amplia ainda mais a solução existente de data fabric da IBM, ajudando a garantir que os dados mais precisos e confiáveis sejam entregues para as pessoas certas, no momento certo, não importa onde esses dados residam.

"Não dá para proteger o que você não consegue ver e, quando a plataforma de dados é ineficiente, todos são prejudicados, incluindo os clientes", disse Josh Benamram, Cofundador e CEO, Databand. "É por esse motivo que marcas globais como FanDuel, Agoda e Trax Retail já contam com o Databand para eliminar as surpresas de dados ruins, detectando e resolvendo-os antes que gerem prejuízo aos negócios. Nossa união com a IBM permitirá expandir nosso software e irá acelerar consideravelmente nossa capacidade de atender às necessidades em constante mudança dos clientes empresariais".

Com sede em Tel Aviv, Israel, os funcionários da Databand farão parte da IBM Data and AI, utilizando o crescente portfólio de produtos de dados e IA da IBM, incluindo os recursos do IBM Watson e do IBM Cloud Pak for Data. Os detalhes financeiros do acordo não foram divulgados. A aquisição foi realizada em 27 de junho de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.