Você determina o sucesso da IA nos primeiros 60 dias

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O ritmo acelerado dos avanços na inteligência artificial (IA) desencadeou uma reação em cadeia nas empresas. Até 2030, o mercado global de IA deverá atingir US$ 1,5 bilhões, de acordo com o IDC (Guia Mundial de Gastos com Inteligência Artificial), com um impacto significativo em setores como finanças, saúde, manufatura, varejo, entre outros. Além disso, a IA já está transformando a automação de tarefas, melhorando a tomada de decisões, personalizando a experiência do cliente e otimizando processos.

À medida que a IA se torna central nas conversas empresariais, os CEO e os conselhos de administração exigem uma rápida adoção da tecnologia. Eles buscam respostas imediatas de cada departamento sobre como adotar a tecnologia. Por quê?

  • Eles desejam que as unidades de negócios automatizem mais processos para ajudar, entre outras coisas, a gerar melhores margens.
  • Querem conquistar rapidamente os clientes com novas aplicações que proporcionem uma experiência personalizada a cada usuário, de forma a criar uma maior fidelização à marca.
  • E se for uma empresa pública, eles querem ir para a próxima reunião de investidores munidos de uma infinidade de projetos relacionados à IA que podem aumentar a confiança dos acionistas.

No entanto, uma mentalidade de vitória rápida não beneficia a adoção da IA. Sem dedicar tempo para analisar e compreender claramente como esta tecnologia pode beneficiar um negócio específico, as empresas correm o risco de desperdiçar milhões ao investir em sistemas que não melhoram a eficiência nem oferecem aos funcionários o poder preditivo da inteligência artificial. Além disso, é fundamental evitar o caos que pode ser gerado pelo lançamento de múltiplos projetos ao mesmo tempo, o que pode acabar prejudicando gravemente a empresa.

Portanto, quando se trata de lançar uma estratégia de IA que possa apoiar os negócios na próxima década, os primeiros 60 dias são os mais importantes. Por quê? Porque é aí que os líderes da empresa precisam destacar objetivos ou problemas de negócios específicos e considerar como ou se a IA pode ajudar. É neste momento que devem implementar planos para democratizar o acesso aos dados para que, ao longo do tempo, todos os colaboradores possam ter acesso à melhor informação e automatização, para que sejam mais eficientes e eficazes no seu trabalho, tudo sem comprometer a segurança informática. E é neste momento que os líderes empresariais devem comprometer-se com processos fundamentais que garantam que os sistemas de IA, uma vez testados e demonstrados em ambientes controlados, possam ser dimensionados em toda a organização sem diminuir a qualidade dos resultados.

Ou seja, é fundamental que as empresas não tentem usar atalhos durante o processo de adoção da IA. Ao dedicar algum tempo para definir os objetivos certos, conceber uma estratégia de dados adequada e implementar uma estrutura de supervisão sólida, as empresas podem embarcar na sua jornada de IA com confiança e, acima de tudo, com sucesso a longo prazo.

Defina as metas certas 

Com os objetivos claros, a maioria dos líderes empresariais descobre rapidamente o quão valioso é o verdadeiro planejamento estratégico e o estabelecimento de metas para o seu futuro. No contexto da IA, não se trata simplesmente de implementar aplicações, mas de resolver problemas específicos. Identificar gargalos nas operações atuais ou identificar tarefas de baixo valor que consomem o tempo dos funcionários, por exemplo, fornece um ponto de partida sólido para determinar onde o investimento em IA pode ser mais benéfico. E uma abordagem metódica garante que sejam definidos objetivos específicos para que o progresso possa ser acompanhado de forma eficaz.

Desta forma, seis meses depois, quando o CEO exigir uma atualização sobre os milhões investidos em IA, os líderes empresariais poderão demonstrar rapidamente como esta tecnologia se destina a cumprir os objetivos mais amplos da empresa, gerando assim um retorno do investimento tangível e alinhado com a estratégia de negócios.

Escolha os dados certos

A IA requer grandes quantidades de dados para funcionar corretamente. Ou seja, depende em grande parte da qualidade e quantidade de dados disponíveis. No entanto, a recolha, limpeza e organização destes dados pode ser complexa e dispendiosa. Embora muitas empresas tenham acumulado dados durante décadas, alguns executivos podem ter a impressão de que esses dados podem ser utilizados acidentalmente, a realidade é que esses dados estão frequentemente dispersos em sistemas fragmentados ou silos, dificultando sua utilização. Mas é aqui que a capacidade da IA ??de classificar e limpar dados se torna essencial.

Isto envolve auditar todas as fontes de dados disponíveis e desenvolver métodos para integrá-las de forma consistente. Além disso, deve-se garantir que os dados sejam precisos, limpos e formatados específicos para uso em modelos de IA e ainda implementar medidas de segurança para garantir que apenas funcionários autorizados acessem os dados relevantes.

Concluída esta fase, as empresas podem iniciar o processo de treinamento de modelos de IA. É importante notar que a maioria dos sistemas de IA não funciona perfeitamente de imediato e exigirá ajustes e feedback contínuo. Mas, depois que os modelos forem testados e otimizados, eles poderão ser implantados em produção para uso operacional.

Monitore os resultados adequadamente

Se os sistemas de IA funcionarem corretamente, deverão tornar-se mais precisos e poderosos à medida que forem mais utilizados. No entanto, é essencial estar atento a potenciais problemas de qualidade dos dados que possam afetar a precisão dos resultados e, em última análise, prejudicar as operações da empresa. Começar com projetos-piloto de baixo risco pode ser uma estratégia eficaz para ganhar experiência e aprender com os erros.

Portanto, é fundamental monitorar constantemente todos os modelos de IA em operações para garantir que estejam funcionando corretamente. Manter uma lista atualizada de cada sistema em produção tornará essa tarefa muito mais fácil. Além disso, é importante formar os funcionários sobre a utilização eficaz da IA e comunicar-lhes claramente os benefícios que esta tecnologia pode trazer ao seu trabalho.

Embora a IA apresente um enorme potencial, também acarreta riscos significativos. Num mundo empresarial impulsionado pela inovação tecnológica, a adoção eficaz da IA torna-se um imperativo para a sobrevivência e o crescimento. Os primeiros 60 dias são cruciais para estabelecer uma estratégia clara, definir objetivos específicos, selecionar os dados corretos e garantir uma monitorização contínua. Investir tempo e recursos neste processo estabelece as bases para concretizar plenamente o potencial da IA na próxima década e mais permitir às empresas liderar num ambiente de negócios cada vez mais desafiador.

Bruno Lobo, diretor-geral da Commvault para América Latina.

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