Oracle Database@AWS está disponível globalmente com expansão prevista para SP

0

A Oracle e a Amazon Web Services (AWS) anunciaram a disponibilidade geral do Oracle Database@AWS. Com essa oferta, clientes podem executar o Oracle Exadata Database Service e o Oracle Autonomous Database sobre infraestrutura do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) operando diretamente dentro da AWS. A solução já está disponível nas regiões Leste dos EUA (Virgínia do Norte) e Oeste dos EUA (Oregon), com previsão de expansão para mais 20 regiões, incluindo São Paulo.

O Oracle Database@AWS permite a migração de cargas de trabalho Oracle para o ambiente da AWS com suporte ao Oracle Real Application Clusters (RAC) e ao Oracle Database 23ai, que traz funcionalidades de IA incorporadas. A integração entre Oracle e AWS ocorre sem necessidade de processos complexos de ETL, promovendo fluxo contínuo de dados entre os serviços de banco de dados da Oracle e as ferramentas analíticas, de machine learning e de IA generativa da AWS.

Veja também: Executivas do Bradesco falam sobre como acelerar a inovação com IA e a importância da infraestrutura na estratégia digital

A experiência operacional é unificada, com suporte conjunto das duas empresas. A proposta inclui recursos como zonas de disponibilidade redundantes, uso do Amazon S3 para backup e recuperação de desastres, integração com ferramentas e serviços AWS, além de compatibilidade com ferramentas conhecidas como Oracle Zero Downtime Migration.

Clientes podem utilizar o Oracle Database@AWS para desenvolver novas aplicações baseadas em microsserviços com serviços como Amazon EC2, Amazon EKS e Amazon ECS, integrando-os com recursos do banco de dados, incluindo o Oracle AI Vector Search. A gestão das cargas pode ser feita por meio de ferramentas familiares da AWS como Console, CLI e APIs, com integração aos serviços nativos da plataforma, como IAM, CloudFormation, CloudWatch e EventBridge.

O serviço também é compatível com aplicações empresariais da Oracle, como E-Business Suite, PeopleSoft, JD Edwards EnterpriseOne, Enterprise Performance Management e Oracle Retail Applications.

Empresas como Fidelity Investments, Nationwide e SAS já adotaram a solução. Os relatos destacam ganhos em eficiência, desempenho e escalabilidade, alinhados às exigências de negócios críticos em setores como finanças, telecomunicações e energia.

A expansão do Oracle Database@AWS está prevista para alcançar regiões como Canadá, Frankfurt, Hyderabad, Irlanda, Londres, Melbourne, Milão, Mumbai, Osaka, Paris, São Paulo, Seul, Singapura.

Siga TI Inside no LinkedIn e fique por dentro das principais notícias do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.