O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou nesta sexta-feira (8/9) o edital para financiamento de projetos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, no âmbito dos convênios bilaterais de cooperação científica e tecnológica internacional. Os pesquisadores interessados têm até a próxima quinta-feira (14/9) para apresentar suas propostas.
Para participar da seleção pública, os cientistas devem estar vinculados a instituições de ensino superior ou a institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento brasileiros, públicos ou privados, e com cooperação estabelecida com instituições do mesmo gênero e sediadas no país da instituição financiadora estrangeira. As propostas aprovadas receberão financiamento no valor de até R$ 2 milhões.
O apoio do CNPq se dará, prioritariamente, aos temas de interesse identificados de comum acordo entre as instituições financiadoras. Países como Alemanha, Argentina, Coréia, Estados Unidos, Portugal, Uruguai e Venezuela estão aceitando projetos na área de tecnologia da informação em comunicação. A análise e a divulgação dos resultados das propostas serão realizadas até 10 de março de 2007. Os projetos a serem apoiados pelo CNPq têm prazo de execução estabelecido por cada instituição financiadora estrangeira, que varia entre 12 e 48 meses.
Organizações usuárias da rede acadêmica brasileira (Ipê) poderão interagir mais facilmente com suas parceiras por meio da Rede Clara (Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas). A rede Ipê é mantida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com recursos dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), e integra mais de 250 instituições brasileiras de ensino e pesquisa. A Clara integra cerca de 15 países da América Latina e possibilita o intercâmbio de pesquisadores desses países com outros da Europa e Estados Unidos.
O edital do CNPq está disponível em http://www.cnpq.br/editais/ct/2006/027.htm