O Serviço de Atendimento ao Cidadão do Governo Eletrônico (Gesac), programa do governo federal para a universalização do acesso à internet às populações de baixa renda, promove, a partir desta segunda-feira e até o dia 15 de setembro, oficina de capacitação em inclusão digital em Paranaiguara, no sul de Goiás.
Os participantes serão 20 alunos e professores de seis escolas da rede pública de ensino onde funcionam pontos de presença do Gesac. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação e será no Colégio Belmiro Soares, primeiro ponto Gesac a funcionar no país, desde 2003.
Segundo o Ministério das Comunicações, responsável pelo programa, a inclusão digital e social, tecnologias da informação e da comunicação (TICs), software livre e comunicação comunitária são temas na pauta da oficina. A capacitação, de acordo com o órgão, além de permitir a qualificação de multiplicadores sociais, deve servir para avaliar os resultados da atuação do Gesac na comunidade.
O Gesac conta com pontos de presença em mais de 3 mil comunidades, fornecendo a suas populações equipamentos, conexão à internet e também oportunidades de aprenderem informática e de se profissionalizarem na área.