Operadoras poderão ter de bloquear celular em presídio

0

Está em tramitação na Câmara dos Deputados projeto de lei do deputado Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP) que torna atribuição das operadoras de celular o bloqueio de seus sinais de transmissão nas proximidades de unidades prisionais. Fleury observa que o avanço da tecnologia celular tem anulado a eficácia dos bloqueadores de sinal adquiridos pelos governos estaduais, "facilitando, na maioria dos casos, a comunicação entre criminosos, inclusive os que estão dentro de unidades prisionais".

O deputado assinala que as operadoras de serviço móvel têm a tecnologia necessária para um bloqueio eficaz de sinal sem interferir na utilização dos aparelhos pelos demais habitantes da localidade. De acordo com o projeto, a nova norma será acrescentada à Lei Geral das Telecomunicações.

O projeto tramita em caráter conclusivo nas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Outro projeto de lei, este do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), proíbe o acesso de presos a telefones celulares, à internet e a qualquer outro meio de comunicação que facilite a preparação de crimes e impossibilite ou dificulte o cumprimento de diligências judiciais.

Segundo Antonio Carlos Pannunzio, o projeto busca evitar que presos de alta periculosidade tenham a possibilidade de articular ações criminosas internas e externas. "As facilidades, legais e ilegais, de que dispõem os presos para o planejamento de ações criminosas têm facilitado toda sorte de violência", avalia o deputado.

O projeto será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, deverá passar pelo plenário.

Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.